Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp


O Conselheiro Estadual de Saúde e agente da Pastoral da Saúde do Regional Sul 1 da CNBB, José Carlos Gimenes e o Conselheiro Municipal de Saúde e agente de Pastorais Sociais – Reinaldo Oliveira, participaram de 27/02 a 02/03, da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (1ª FNS), realizada em Brasília/DF.
Antecipando a etapa Nacional, no mês de julho de 2017 eles participaram da etapa Regional realizada em Campinas/SP, e da etapa Estadual realizada no mês de setembro, em Águas de Lindoia/SP.
A 1ª Conferencia Nacional reuni mais de 2300 pessoas, entre Conselheiros Estaduais e Municipais de Saúde, Trabalhadores da Saúde, Gestores Públicos Técnicos e demais pessoas da sociedade civil. num grande debate e articulação apresentando propostas de gestão e defesa da Saúde Publica gratuita e do SUS.
A 1ª CNS teve como tema “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS de Qualidade”. Foram dias de intensa movimentação, articulação e debates com apresentação de palestras, oficinas de grupo de trabalhos, amplos debates e apresentação e votação em plenária de sugestões e moções voltadas à melhoria do serviço público de saúde do Brasil.
Para nortear os trabalhos foram apresentados os seguintes eixos temáticos:  O lugar da Vigilância em Saúde no SUS;  Responsabilidades dos Estados e Governos, com a Vigilância em Saúde;  Saberes, práticas, processos de trabalhos e tecnologia em Vigilância e Saúde; Vigilância em Saúde participativa e democrática para o enfretamento das iniquidades sociais em saúde.
O encerramento da 1ª FNS no dia 2 de maço foi através da plenária com a apresentação e aprovação das sugestões e moções, que formatadas em documento pelo Conselho Nacional de Saúde, foram entregues ao Ministério da Saúde.
Colaboração Reinaldo Oliveira