Notícias

Conselheiros Estaduais e Municipais de Saúde participam de Conferencia Nacional de Saúde em Brasília

O Conselheiro Estadual de Saúde e agente da Pastoral da Saúde do Regional Sul 1 da CNBB, José Carlos Gimenes e o Conselheiro Municipal de Saúde e agente de Pastorais Sociais – Reinaldo Oliveira, participaram de 27/02 a 02/03, da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (1ª FNS), realizada em Brasília/DF.

Antecipando a etapa Nacional, no mês de julho de 2017 eles participaram da etapa Regional realizada em Campinas/SP, e da etapa Estadual realizada no mês de setembro, em Águas de Lindoia/SP.

A 1ª Conferencia Nacional reuni mais de 2300 pessoas, entre Conselheiros Estaduais e Municipais de Saúde, Trabalhadores da Saúde, Gestores Públicos Técnicos e demais pessoas da sociedade civil. num grande debate e articulação apresentando propostas de gestão e defesa da Saúde Publica gratuita e do SUS.

A 1ª CNS teve como tema “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS de Qualidade”. Foram dias de intensa movimentação, articulação e debates com apresentação de palestras, oficinas de grupo de trabalhos, amplos debates e apresentação e votação em plenária de sugestões e moções voltadas à melhoria do serviço público de saúde do Brasil.

Para nortear os trabalhos foram apresentados os seguintes eixos temáticos:  O lugar da Vigilância em Saúde no SUS;  Responsabilidades dos Estados e Governos, com a Vigilância em Saúde;  Saberes, práticas, processos de trabalhos e tecnologia em Vigilância e Saúde; Vigilância em Saúde participativa e democrática para o enfretamento das iniquidades sociais em saúde.

O encerramento da 1ª FNS no dia 2 de maço foi através da plenária com a apresentação e aprovação das sugestões e moções, que formatadas em documento pelo Conselho Nacional de Saúde, foram entregues ao Ministério da Saúde.

Colaboração Reinaldo Oliveira

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.