Notícias

Congresso Eucarístico, Missão Jovem na Amazônia e o papel do leigo são temas da coletiva de imprensa

bispo 2A coletiva de imprensa deste sexto dia da 52ª Assembleia Geral da CNBB tratou do papel do leigo na igreja; da 1ª Missão Jovem na Amazônia e do 17º Congresso Eucarístico Nacional. O encontro dos bispos acontece até o dia 09 no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional de Aparecida (SP).

Durante a entrevista, o arcebispo emérito de São Paulo e presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, cardeal Dom Cláudio Hummes, falou sobre a abertura das inscrições para a 1ª Missão Jovem na Amazônia. Serão selecionados 60 jovens para participar de uma experiência missionária em dezembro deste ano nas dioceses de Roraima, Coari, Borba e Parintins. Inscrições e informações no site www.jovensconectados.org.br/missao-jovem-na-amanzonia.

Sobre um dos temas prioritários da Assembleia Geral, “O cristão leigo”, o bispo de Caçador (SC) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, dom Severino Clasen, explicou que o tema poderá ser aprovado como texto de estudo pela assembleia para ser encaminhado às dioceses de todo o Brasil. “Não queremos um texto feito apenas pelos bispos, nós queremos que esse texto volte lá na base para que os leigos e leigas possam contribuir”, disse.

Outro assunto da coletiva foi a preparação para o 17º Congresso Eucarístico, que será realizado de 15 a 21 de agosto de 2016, em Belém do Pará. O tema será “Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária”.

Segundo o  arcebispo de Belém no Pará, dom Alberto Taveira Correa, o evento também vai comemorar o 4º Centenário do início da Evangelização da Amazônia e da fundação da cidade de Belém. “Desde 2010 nós começamos a nos organizar para a realização desse evento. Nós queremos ressaltar toda a riqueza que é a região amazônica, inclusive enquanto presença missionária. Foram criadas comissões para a organização, que já estão trabalhando. Também teremos atividades prévias”, informou.

Dom Alberto estima que mais de 40 mil pessoas devem participar desse Congresso Eucarísitco. “Em 2010 cerca de 40 mil pessoas participaram do último Congresso Eucarístico de Brasília. Pela nossa tradição em Belém, com o Círio de Nazaré, esperamos um número maior que este”.

Acompanhe a cobertura da 52ª AG nas redes sociais: www.facebook.com/cnbbnacional

Fonte: Site da CNBB

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.