Notícias

Comunicadores reunidos no Rio para o III Seminário de Comunicação

site_cnbbO arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta (foto), abriu oficialmente na noite desta terça-feira, 13, o III Seminário de Comunicação, na Cidade Maravilhosa.

Em 2011 o então Arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Bergoglio, já sustentava a expressão de que “Deus vive na Cidade e a Igreja vive na cidade. A Missão – continua – não se opõe a buscar aprender da cidade – das suas culturas e das suas mudanças – enquanto nós saímos a pregar o Evangelho.” Papa Francisco elevou este tema ao nível da Igreja Universal. O argumento foi posto na ordem do dia, pois neste cenário universal e teológico, não se pode esquecer da cidade. Este é o primeiro desafio da comunicação da Igreja: como este pensamento pode ser traduzido na realidade do departamento de comunicação?

“Deus vive na Cidade: A ‘Igreja em saída ‘ para comunica-lo” , com este tema, sacerdotes, jornalistas, referenciais de comunicação nas dioceses, paróquias e conferencistas internacionais e nacionais estão reunidos no Rio de Janeiro para o III Seminário de Comunicação da arquidiocese do Rio de Janeiro. São esperados mais de 100 pessoas para o evento, de 13 a 16 de setembro, no Centro de Estudos do Sumaré no Rio de Janeiro, RJ.

Entre os palestrantes estão Mons Dario Viganò (Presidente da Secretaria de Comunicação da Santa Sé e Novo dicastério de comunicação do Vaticano), Prof. Jose Maria La Porte (Decano da Universidade de Comunicação da Universidade Santa Croce), Maylla Miranda  (Grupo CBYK e Google Brasil).

A cada ano, o evento conta com debates, palestras, exposições e conferências:  “A comunicação como elemento humanizador em um contexto urbano: elementos estratégicos para comunicar a fé”; “A comunicação da igreja em um contexto hostil: da comunicação de crise a comunicação ordinária”; “Da Ideia a comunicação: valores compartilhados e propostas especificas de fé”; “Igreja, comunicação e Sociedade”; “Da Bíblia a reescrita audiovisual”; “Secretaria para a Comunicação da Santa Sé: Estrutura e desafios com os novos fraiming sobre o Papa Francisco e a Igreja”; “A Influência digital na vida cotidiana: desafios e oportunidades”, fazem parte da programação, que pode ser conferida no site. http://arqrio.org/

O jornalista Renato Papis participa deste seminário e conversou com o padre Arnaldo Rodrigues da arquidiocese do Rio de Janeiro, sobre a expectativa deste evento.

De acordo com o padre Arnaldo o seminário será uma oportunidade de aprendizado, não somente de crescimento de novas técnicas, mas também como crescimento de entendimento, de missão e de evangelização, que temos como missionários neste campo da comunicação.

Ouça aqui a reportagem completa:

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.