Notícias

Comissão Episcopal Representativa se reúne em SP

foto_resolução
O tema central da próxima Assembleia Regional dos Bispos centralizou a pauta da reunião

A Comissão Episcopal Representativa (Conser) do Regional Sul 1 (São Paulo) da CNBB, reuniu-se na manhã desta quarta-feira (19) no auditório da sede do episcopado paulista em São Paulo, por ocasião da primeira reunião ordinária de 2014, presidida pelo vice-presidente, Dom Moacir Silva.

A reunião foi aberta com a Oração das Nove, dirigida por Dom Moacir Silva. Após a leitura da Ata o bispo saudou a todos e conduziu os trabalhos do dia.

Em seguida, os membros do Conser reuniram-se em grupos para refletir os temas e metodologia que serão usadas na Assembleia Regional dos Bispos, prevista em Aparecida de 02 a 04 de junho de 2014. A recente Exortação Apostólica Evangelii Gaudium do Papa Francisco, bem como Renovação das Paróquias, foram os temas mais indicados.

A reunião serviu também para estreitar os laços entre os bispos e os padres subsecretários das Sub-regiões Pastorais e os Representantes dos Organismos, que apresentaram o Andamento das sub-regiões e comunicados pastorais.

OUTROS – Além disso, o secretário executivo do Regional Sul 1, padre Nelson Rosselli Filho explicou rapidamente os novos procedimentos administrativos da CNBB no que diz respeito a gestão financeira como o recolhimento de tributos e assessorias. A recomendação, portanto, é para que os Regionais da CNBB e os agentes pastorais se enquadrem nas novas normas administrativas, técnicas e legais da Conferência Episcopal, perante a Legislação Civil.

Nessa reunião foi justificada a ausência do presidente do Regional Sul 1 da CNBB, o Arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer que esses dias está em Roma participando de diversos eventos, um deles é o Consistório, no dia 22 de fevereiro, onde o Papa Francisco criará 19 novos cardeais para a Igreja, entre eles, está o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.

A reunião terminou com a Reservada dos Bispos presidentes das sub-regiões, enquanto o secretário executivo padre Nelson Rosselli Filho se reuniu com os padres sub-secretários das sub-regiões.

Participaram da reunião cerca de 35 pessoas, entre bispos e padres das oito sub-regiões pastorais (Aparecida, Botucatu, Campinas, São Pauo I e II, Ribeirão Preto I e II e Sorocaba), além  de leigos representantes dos Organismos vinculados à CNBB.

subsecreta´rios
Padre Nelson reunido com os padres subsecretários

 

De São Paulo, Renato Papis, MTb 61012/SP. Fotos: Renato Papis/Regional Sul 1 da CNBB

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.