Notícias

Comissão Episcopal Representativa se reúne em São Paulo

comissao_5
Da esquerda para a direita: Dom Pedro Luiz Stringhini, Dom Airton José dos Santos e Dom Julio Endi Akamine

Na manhã desta quinta-feira, (18) a Comissão Episcopal Representativa do  Regional Sul 1 da CNBB, composta pelos Bispos Presidentes das sub-regiões pastorais, padres subsecretários e organismos vinculados ao Regional se reuniu na sede do episcopado paulista, em São Paulo (SP).

A primeira reunião do ano foi presidida por dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano de Campinas e presidente do Regional. Estavam presentes a mesa: dom Pedro Luiz Stringhini, bispo diocesano de Mogi das Cruzes e vice-presidente; dom Júlio Endi Akamine, bispo auxiliar de São Paulo e secretário-geral. O evento contou com a participação dos Bispos Presidentes das Sub-Regiões Pastorais; os presbíteros Subsecretários, como também os representantes dos Organismos ligados ao Regional.

O arcebispo metropolitano de Campinas e presidente do Regional, dom Airton José dos Santos saudou a todos os participantes, recordando o Ano Santo da Misericórdia.

A reunião também foi oportunidade para Dom Airton comunicar aos presentes que o padre Nelson Rosselli Filho, secretário-executivo, depois de oito anos no cargo, a pedido de Dom Leonardo Steiner, secretário da CNBB, foi escolhido para trabalhar na sede da Conferência Episcopal em Brasília. Por fim, ele agradeceu o trabalho do padre Nelson à frente do Regional.

Segundo o bispo auxiliar de São Paulo e secretário geral, dom Julio Endi Akamine, “essa primeira reunião do ano, serviu para discutirmos propostas para a escolha da metodologia da 79ª Assembleia Regional dos Bispos do estado de São Paulo, que será realizada de 07 a 09 de junho em Aparecida, SP”. Além disso, de acordo com o secretário, os bispos partilharam o andamento das sub-regiões pastorais a partir do Ano da misericórdia.

Durante a reunião, os participantes se dividiram em grupos. Cada grupo teve um tempo para falar e sugerir sobre a temática da próxima Assembleia Regional dos Bispos. Dentre os temas sugeridos no grupo, destacam-se: Ano da misericórdia, valorizar os planos de pastoral na perspectiva missionária, Resgate do Projeto de Ação Missionária Permanente – Pamp, reflexão da carta Motu Proprio do papa Francisco, intitulada “Mitis Iudex Dominus Iesus”. O documento trata da reforma do processo canônico para as causas de declaração de nulidade do Matrimônio no Código de Direito Canônico.

Após as apresentações, o secretário geral, dom Julio Endi Akamine explicou que todas as considerações apontadas serão levadas à Reservada.

Para o bispo de Guarulhos e presidente da sub-região pastoral SPII, o fato de a sub-região pastoral participar desta reunião permite o intercâmbio e a partilha da caminhada pastoral. Conhecemos um pouco mais sobre o que cada uma faz. “tenho certeza de que demos uma grande contribuição para a próxima Assembleia Regional”, afirmou ele.

Após o intervalo seguiram-se, a reunião reservada dos bispos e a reunião dos subsecretários.

comissao3
A comissão reúne os bispos das 8 sub-regiões pastorais, padres subsecretários e representantes dos Organismos vinculados ao Regional
Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.