Notícias

Comissão Episcopal Representativa se reúne e inicia preparação para a 78ª Assembleia Regional dos Bispos

DSC03516A Comissão Episcopal Representativa da CNBB Regional Sul 1 esteve reunida nesta quinta-feira, 26 de fevereiro, as 9h, na sede do Regional em São Paulo, para a primeira reunião de 2015.

Após a oração inicial, dirigida pelo vice-presidente dom Moacir Silva, Arcebispo de Ribeirão Preto, e da leitura da Ata da reunião anterior, dirigida por dom Tarcísio Scaramussa, bispo coadjutor de Santos e secretário geral do Regional, o presidente cardeal dom Odilo Pedro Scherer falou sobre os acontecimentos recentes da Igreja: O Sínodo da Família, a coleta de assinaturas para a Reforma Política e a Campanha da Fraternidade de 2015 que tem como lema “Eu vim para servir” (Mc 10,45) e tema Fraternidade – Igreja e Sociedade.

Dom Odilo anunciou que a Secretaria do Sínodo está realizando pesquisas com as Dioceses do mundo todo para sugestões de pauta do Sínodo. Sugeriu também que os organismos do Regional recebam o material de estudos e ofereçam sugestões. A pesquisa deve ser respondida até o final de março de 2015. Sobre a Coalizão para a Reforma Política, que tem a CNBB como uma das principais signatárias, o presidente alertou que é preciso agilizar a coleta de assinaturas nas dioceses e paróquias até o final da Quaresma. Sobre a Campanha da Fraternidade, o presidente enfatizou a necessidade da Igreja no Brasil “ser uma Igreja em saída, falar para fora, não segurar a Campanha dentro da Igreja”, relembrando que o documento “Gaudium et spes”, do Concílio Vaticano II, que comemora o cinquentenário de seu encerramento já exortava a Igreja a estar na sociedade. “Que o foco de nossas reuniões e encontros seja o tema da C.F. 2015, que sejamos uma Igreja em saída, em missão na sociedade. A Campanha retoma essa preocupação do Concílio no que diz respeito à sua relação com o mundo, ser fermento na sociedade”, completou o cardeal.

Foram formados pequenos grupos entre os participantes da reunião para oferecer sugestões à Presidência de temas para a 78ª Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1, que será realizada de 9 a 11 de junho de 2015 em Aparecida, SP. O tema da CF, as novas Diretrizes Gerais da ação evangelizadora, que serão votadas na Assembleia Geral da CNBB em abril deste ano, a missão social da Igreja, contida no documento Evangelii Gaudium, do papa Francisco e o Sínodo da Família foram os itens mais destacados entre as sugestões de tema.

Após o intervalo, seguiram-se a reunião reservada dos bispos e a reunião dos subsecretários com o secretário executivo padre Nelson Rosselli Filho, terminando com almoço.

Participam deste encontro a presidência do Regional, os presidentes e subsecretários das oito sub-regiões pastorais, assessores e representantes de organismos.

De São Paulo, diácono José Carlos Pascoal.

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.