Notícias

Comissão Episcopal Representativa reúne-se em São Paulo e discute pauta da assembleia

DSC01337_site
79ª Assembleia Regional dos Bispos foi o foco da reunião (Foto: Renato Papis)

A Comissão Episcopal Representativa da CNBB Regional Sul 1 reuniu-se na manhã desta quinta-feira, 12 de maio, na sede do Regional tendo como item principal de pauta as orientações quanto à 79ª Assembleia Regional dos Bispos, que será realizada no período de 07 a 09 de junho no Hotel Rainha do Brasil de Aparecida.

O vice-presidente dom Pedro Luis Stringhini, bispo de Mogi das Cruzes fez a acolhida, convidando dom Sérgio Aparecido Colombo, bispo de Bragança Paulista para conduzir a oração inicial. O presidente do Regional, dom Airton José dos Santos, arcebispo de Campinas exortou para a participação na Assembleia Regional dos Bispos, falando da sua importância e da necessidade de refletir profundamente o tema da Assembleia: “A Exortação Amoris Laetitia no contexto da misericórdia e da missão”.

O secretário da CNBB Regional Sul 1 Dom Julio Endi Akamine, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal da Região Lapa, apresentou os detalhes da programação da Assembleia Regional e da acolhida dos participantes no Hotel Rainha do Brasil. “Foram enviadas as cartas de convocação e da programação, e também a carta explicativa da confecção dos relatórios que serão apresentados pelos bispos presidentes das Comissões Episcopais na Assembleia. É preciso estar atento aos prazos”, disse.

A Assembleia Regional dos Bispos terá início as 14h do dia 07 de junho, terminando com o almoço no dia 09. “Além dos relatórios das Comissões Episcopais, teremos também a prestação de contas da diretoria e do Conselho Econômico e, principalmente, a reflexão do tema da Assembleia”, concluiu o secretário.

Nos relatórios das sub-regiões, apresentados pelos padres subsecretários, destaca-se a grande atenção dada à formação de presbíteros, seminaristas e leigos e à animação missionária. Outra nota de destaque é quanto à Pastoral Familiar e à juventude.

Participaram da reunião os bispos presidentes dos Sub-regionais, padres sub-secretários e coordenadores ou representantes das pastorais e organismos. A reunião foi encerrada as 10h45, seguida da reunião reservada dos bispos.

DSC04432_site

De São Paulo, diácono José Carlos Pascoal.

 

 

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.