Notícias

Comissão Episcopal Representativa esteve reunida

IMG_2855
Ao centro: Cardeal Odilo, preside a Reunião. À esq.: padre Nelson Rosselli Filho, secretário adjunto; dom Tarcísio Scaramussa, secretário-geral; Moacir Silva, vice-presidente. Ao fundo, participantes na sala do Colégio de São Bento

Na manhã do dia 21 de agosto, os Membros da Comissão Episcopal Representativa do Regional Sul 1 da CNBB estiveram no Mosteiro de São Bento, no centro de São Paulo,  (SP) para a sua Reunião Ordinária.

Na abertura da Reunião, o Arcebispo de São Paulo e Presidente do Regional Sul 1 da CNBB, cardeal Odilo Pedro Scherer, deu as boas vindas aos participantes fazendo uma breve análise da conjuntura religiosa em que estamos vivendo. Em seguida, Dom Odilo falou sobre as Eleições, citando o documento da Província Eclesiástica de São Paulo com orientações para as comunidades católicas sobre as eleições de 2014. O cardeal falou também da 3ª Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Família que acontecerá de 5 a 19 de outubro de 2014, no Vaticano.

Dando continuidade aos assuntos de pauta da reunião, os participantes discutiram em torno do tema da próxima Assembleia das Igrejas Particulares (AIP), a ser realizada entre os dias 17 a 19 de outubro, em Itaici, Indaiatuba (SP) e foi definido durante reunião Reservada dos Bispos, que o tema central desta Assembleia será «Vocação e Missão dos Cristãos leigos numa Paróquia Missionária».

Durante a reunião o presidente da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial do Regional Sul 1 dom Antonio Fernando Brochini, Css, foi convidado pela Presidência do Regional para falar sobre a visita aos (às) missionários (as) do Projeto Sul 1 – Norte 1 (Amazônia), no período de 7 a 11 de julho desta ano.

Ele falou que esteve reunido na cidade de Tabatinga (AM), Diocese de Alto Solimões. Com ele viajou o Bispo de Jundiaí (SP), Dom Vicente Costa que acompanha o Conselho Missionário Regional (Comire) e o Projeto Missionário. Na oportunidade, os Bispos se encontraram com Dom Alcimar Caldas Magalhães, OFMCap, Bispo local, e com os(as) missionários(as) afim de conhecer mais de perto as atividades missionárias de evangelização desenvolvidas em várias regiões da Amazônia.

“A visita foi marcada por profunda harmonia fraterna, foi uma oportunidade para acompanharmos as atividades dos missionários, analisar o andamento dos seus trabalhos em campo, dialogar com eles a fim de partilhar suas experiências e descobrir formas de como podemos cooperar e sermos solidários. Sobretudo, foi uma ocasião para rezarmos juntos a fim de que a espiritualidade missionária fortaleça e anime nossa presença na Amazônia”, resumiu o bispo.

No final, a Comissão Episcopal Representativa ouviu cada um dos Bispos, padres Subsecretários e representantes dos Organismos que falaram do andamento das sub-regiões pastorais.

 

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.