Membros da Comissão Episcopal Representativa do Regional Sul 1 em reunião online realizada na manhã desta quinta-feira, (20)
Ocorreu na manhã de ontem (20) a reunião da Comissão Episcopal Representativa do Regional Sul 1, composta pelos bispos da presidência do Regional, pelos presidentes das Sub-Regiões Pastorais, e representantes do Conselho Permanente da CNBB nacional. Foi utilizada a modalidade remota.
De acordo com o secretário do Regional, Dom Luiz Carlos Dias, a reunião decorreu em clima cordial, com os bispos oferecendo boas contribuições nas tratativas. E acrescentou que dentre as abordagens, a principal foi referente à Assembleia do Conselho Episcopal Regional (CONSER), prevista para os dias 9 e 10 de junho próximo, também por videoconferência.
Dom Luiz Carlos disse que a Assembleia é um momento importante para o fortalecimento da unidade entre os bispos do Estado de São Paulo, assim como, para o acompanhamento dos trabalhos administrativos e pastorais, e dos projetos missionários do Regional Sul 1. Ainda acrescentou que na reunião, os bispos também definiram a abordagem dos temas: Sinodalidade, Comunhão e Missão, a cargo de Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo de Santo André, e o documento sobre a Palavra de Deus, apresentado na recente Assembleia Geral dos Bispos, com a assessoria do Padre Boris Agustín Nef Ulloa, Diretor da Faculdade de Teologia da PUC-SP.
Na Representativa, os bispos foram atualizados pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer sobre os preparativos para a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, pelo Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM), que será realizada de 21 a 28 de novembro de 2021, presencialmente no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México, e de forma remota em outros lugares da América Latina e do Caribe. Os bispos também refletiram sobre a melhor maneira de se realizar as Coletas neste ano, e sobre os projetos missionários na Amazônia e na Diocese de Pemba (Moçambique, África).
Para satisfação dos bispos da Representativa, foram confirmados os bispos referenciais para as seguintes pastorais: Carcerária – Dom Luiz Antônio Cipollini, da Diocese de Marília; Menor – Dom Luiz Gonzaga Fecchio, da Diocese de Amparo; Criança – Dom Carlos Silva, Auxiliar de São Paulo; Indigenista: Dom Manoel Ferreira dos Santos Júnior, da Diocese de Registro; Comissão para a Defesa da Vida – Dom José Benedito Cardoso – Auxiliar de São Paulo.
Ao final Dom Pedro Luiz Stringhini, presidente do Regional, agradeceu aos participantes pela importante contribuição ao andamento dos processos evangelizadores do Conselho Episcopal dos Bispos paulistas.
