Destaques Do Regional

Comissão Episcopal Representativa do Regional se reúne virtualmente

Na manhã do dia 29 de novembro, ocorreu em formato on-line a reunião da Comissão Episcopal Representativa, do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, que abrange as dioceses do Estado do São Paulo.

A reunião contou com a participação do presidente do Regional, Dom Pedro Luiz Stringhini; do vice-presidente, Dom Edmilson Amador Caetano e do secretário da entidade, Dom Luiz Carlos Dias.

Das sete sub-regiões pastorais que compõem as dioceses do Estado de São Paulo, seis bispos estavam presentes: Dom Júlio Endi Akamine (Sorocaba), Dom Moacir Silva (Ribeirão Preto I), Dom Benedito Gonçalves dos Santos (Botucatu), Dom Eduardo Malaspina (Campinas), Dom José Carlos Chacorowski (Aparecida) e Dom João Bosco Barbosa de Sousa (Grande São Paulo).

Os representantes no Conselho Permanente da CNBB, o Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer e Dom Paulo Cezar Costa, estiveram na reunião. Também esteve presente o Secretário-executivo da entidade, Pe. Walter Merlugo Júnior.

Entre os assuntos da pauta estavam: Partilha da reunião extraordinária do Conselho Permanente de 28 de outubro passado; Processo de revisão do Estatuto da CNBB; Comentário sobre as últimas eleições e Calendário 2021.

Ainda dentro da pauta principal, destaca-se para a Partilha das Sub-regiões pastorais. O arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva, que participou da reunião, avaliou positivamente a reunião.

“Foi bastante produtiva. Tivemos a oportunidade de rever um pouco a caminhada do Regional neste ano; este diferente, mas sem paralização: a missão prosseguiu no meio da pandemia. Foi rica a partilha das sub-regiões, as experiências vividas em nossas Igrejas Particulares”, revelou o arcebispo.

Dom Moacir também destacou a importância do compromisso assumido pelas sub-regiões e/ou Províncias Eclesiásticas de refletir sobre o processo de construção do Novo Estatuto da CNBB; “o fruto desta reflexão será a contribuição do nosso Regional para o processo”, observou Dom Moacir.

Referente à sub-região Ribeirão Preto, Dom Moacir afirmou: “destaco ajuda entre os Bispos na orientação dos pastores e fiéis no início da pandemia. Nós bispos nos ajudávamos mutuamente, trocando decretos e orientações entre nós. Ao longo deste ano, tivemos três reuniões, duas presenciais e uma on-line”, finalizou o arcebispo.

Ainda durante a reunião foi anunciada a instalação da Comissão Justiça e Paz do Regional; e Dom Eduardo Malaspina, bispo auxiliar de São Carlos, foi anunciado como bispo referencial da recém-criada Pastoral da Ecologia do Regional Sul 1 da CNBB, no intuito de fortalecer a rede paulista de ecologia integral.

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.