Pandemia Pastorais e Organismos Sem categoria Solidariedade

Comissão Ação Sociotransformadora do Regional Sul 1 se reúne virtualmente para articular ações solidárias em tempo de pandemia

Na última sexta-feira, dia 22, reuniu-se a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Transformadora do Regional Sul 1 da CNBB. Essa Comissão que compreende as pastorais sociais, tem como objetivo promover o testemunho eclesial da justiça, da caridade e da paz, a defesa da integridade da criação e incentivar o estudo e a prática da Doutrina Social da Igreja.

A reunião telemática foi conduzida pelo Arcebispo de Sorocaba e Presidente da Comissão, Dom Julio Endi Akamine, e dela participaram o seu assessor, Padre Walter Merlugo Júnior, e os coordenadores estaduais das várias pastorais que a integram.

Na pauta desse encontro remoto: avançar na proposta elaborada em fevereiro passado, de articular os trabalhos pastorais em comunhão com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora do Brasil; promover trocas de experiências a partir da realidade de cada trabalho pastoral no contexto atual de pandemia; articulação dos trabalhos pastorais da Comissão pelo Regional, especificamente a 6ª. Semana Social Brasileira, a ser preparada nos regionais envolvendo todas as pastorais; e o processo de formação missionária dos coordenadores e agentes.

Após a reunião, Dom Júlio avaliou de forma positiva o encontro virtual:“A reunião ajudou aos membros da Comissão 8 a aprofundar a consciência do volume de ações que as pastorais sociais realizam no Regional Sul 1.” E destacando a importância dos trabalhos das pastorais sociais, elogiou o fato de continuarem com as atividades ao promoverem adaptações nos meios: “As ações se intensificaram nas medidas emergenciais de solidariedade. Por isso, as pastorais sociais também aprendem a lançar mão dos meios telemáticos. Esse aprendizado deve ser integrado à ação evangelizadora pós-pandemia”.

Por fim, Padre Walter comunicou os coordenadores estaduais que receberão um formulário para o registro das atividades e a elaboração de uma fonte de dados das ações pastorais do Regional.

 

 

 

 

 

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.