Notícias

Comire se reúne em São Paulo para preparar Encontro

DSCN0158
Preparação para o 36º Encontro Missionário Estadual foi destaque na reunião ampliada

O COMIRE – Conselho Missionário Regional Sul 1 da CNBB realizou reunião ampliada nesta segunda-feira, 07 de março, no Centro Missionário São Paulo, Alto da Lapa, São Paulo, com ampla pauta, na qual se destacou a preparação para o 36º Encontro Missionário Estadual que será realizado na diocese de Jales nos dias 26, 27 e 28 de agosto de 2016.

A reunião foi presidida pela coordenadora Maria de Fátima da Silva (Fatiminha), que informou o tema do Encontro Estadual: “Missão e Misericórdia, o novo rosto da Igreja” e o lema: “Sede misericordiosos como o Pai”. “Estivemos em Jales para conhecer o local em que será realizado o Encontro Missionário Estadual e dialogar com a equipe do COMIDI local quanto ao andamento dos preparativos”, disse Fatiminha. A coordenadora informou ainda que em breve haverá definição do assessor e dos valores para cada participante. “Assim que tivermos essas definições anunciaremos para que os COMIDIs possam se preparar para esse grande evento missionário do nosso Estado”, concluiu.

O presidente do COMIRE Sul 1, dom José Luiz Bertanha, bispo de Registro conduziu a oração inicial e falou sobre o Projeto Norte 1/Sul 1. “Há um apelo muito forte dos bispos da Amazônia para que enviemos missionários sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosos e leigos. Há um vasto campo missionário a ser explorado”, disse o bispo.

Quanto à Missão Ad Gentes, dom José Luiz falou do Projeto “Pemba”, em Moçambique. “O bispo brasileiro de Pemba, dom Luiz Fernando Lisboa está solicitando ajuda missionária para sua diocese. Solicita o envio de sacerdotes, religiosos e leigos brasileiros para evangelizar naquela região. Já temos algumas possibilidades de envio de sacerdotes”, confirmou dom José Luiz. Na ultima reunião da Comissão Representativa do Regional Sul 1, o bispo e César e Rosani Campos, representantes do COMIRE explicitaram esse apelo aos bispos das Sub-regiões. Será apresentado novamente na Assembleia dos Bispos, de 07 a 09 de junho deste ano em Aparecida. “Estamos esperançosos em poder contribuir para a Missão Ad Gentes em Moçambique”, falou César.

Entre os comunicados, destaque-se a participação do COMIRE Sul 1 na 33ª Assembleia Anual do COMINA, que será realizado de 11 a 13 de março na sede da POM em Brasília. “Destacaremos a formação de missionários nas dioceses, a formação missionária dos seminaristas, o incentivo para a criação da IAM e JM nas dioceses e o Curso de Formação Missionária”, disse César Campos

Erickson Ramos da Silva, da diocese de Jundiaí, representante do COMISE – Conselho Missionário dos Seminaristas anunciou que o 2º Congresso Missionário dos Seminaristas será realizado nos dias 29 de junho a 03 de julho, na diocese de Guarulhos, SP, com assessoria de dom Esmeraldo Barreto de Farias, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Missionária da CNBB, com participação do padre missionário Jaime Patias. “Teremos 120 inscrições, sendo 2 por diocese, com valor de participação de R$ 150,00, sendo que os participantes serão acolhidos em casas de famílias de Guarulhos”, disse Erickson.

A IAM (Infância e Adolescência Missionária) realizará nos dias 23 e 24 de abril um Encontro de Aprofundamento Regional, em local a ser confirmado. Quanto à JM (Juventude Missionária) haverá um encontro de formação para novas lideranças nos dias 20 a 22 de maio de 2016. Cicero, representante da JM anunciou que 06 jovens representarão o organismo jovem missionário na Jornada Mundial da Juventude em Cracóvia, Polônia, seguindo depois para jornada de animação missionária em paróquias da França. A JM realizará a “Marcha de Tambaú” no dia 19 de junho, com recepção a partir da 04 hs, com apoio da IAM daquela cidade paulista.

Belchior, representante dos Leigos Missionários fez pedido em nome da diocese de Tefé, Amazonas, para o envio de presbíteros, diáconos, religiosos e leigos missionários para aquela região. “Algumas comunidades estão sendo ‘tomadas’ por seitas neopentecostais por falta de assistência religiosa católica”, disse.

A reunião foi encerrada com oração e bênção do presidente dom José Luiz Bertanha, seguida de almoço.

De São Paulo, diácono José Carlos Pascoal, da equipe de comunicação do COMIRE Sul 1.

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.