12068998_633172740118504_3334185457054246006_oCom a presença de mais de duzentas e quarenta pessoas de todo o estado de São Paulo teve início a 37ª. Assembleia das Igrejas Particulares do Regional Sul 1 (São Paulo) da CNBB.
Reunidos no CEI – Centro de Espiritualidade Inaciana, Vila Kostka, Itaici, Indaiatuba, SP, estão arcebispos, bispos, padres, religiosas e muitos dos leigos delegados que têm a missão de articular e animar as diversas iniciativas missionárias nas arquidioceses e dioceses do estado.
Durante os três dias de assembleia, haverá estudo de textos, exposições, reflexões e partilha em torno do tema “Misericórdia e Missão”.
A solenidade de abertura teve inicio com a Oração dos Salmos e contou com a presença do arcebispo metropolitano de Campinas, dom Airton José dos Santos; do vice-presidente, Dom Pedro Luis Stringhini, bispo da diocese de Mogi das Cruzes e do secretário-geral, dom Júlio Endi Akamine, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal da Região Lapa.
Nesta 37 edição, a assembleia se insere nos recentes documentos do magistério da Igreja, como a Carta Encíclica Laudato Si’ Sobre o Cuidado da Casa Comum, a Bula de Proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia Misericordiae Vultus e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2015-2019) aprovadas na última Assembleia Geral do episcopado brasileiro.
O arcebispo Metropolitano de Campinas em uso de palavra na abertura do evento, ressaltou a assembleia é um tempo de aprofundamento e compreensão, partilha e ajuda mútua na responsabilidade comum de batizados, discípulos missionários, para anunciar a Boa Nova do Reino. “Tudo isso, nos impulsiona a viver com maior coerência e vivacidade nossa identidade católica, pois carregamos em nossa história, a vida de tantas mulheres e homens que se doaram por amor, a Deus e aos irmãos, anunciado-lhes o Evangelho da Vida”, finalizou o presidente.
12109872_633170406785404_7505754473229839985_o (1)
Na abertura da conferência, o bispo emérito de Santo André, SP, dom Nelson Westrupp, fez uma apresentação da temática da assembleia.  Ele citou o apelo do papa Francisco, na Encíclica Laudato Si’, “O urgente desafio de proteger a nossa casa comum inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, pois sabemos que as coisas podem mudar. O Criador não nos abandona, nunca recua no seu projeto de amor, nem Se arrepende de nos ter criado. A humanidade possui ainda a capacidade de colaborar na construção da nossa casa comum”. (Laudato Si’ nº. 13).
A programação continua neste sábado, 17, com os trabalhos de grupos e no domingo, 18, com a indicação de Pistas comuns de ação.
Veja fotos desta assembleia.
De Itaici, Indaiatuba, Renato Papis, Mtb 61012/SP. Com colaboração padre Marcos Vinicius, assessor da Pastoral da Comunicação