Notícias

CNLB realiza sua Assembleia Estadual

cnlb_site

CNLB Sul 1: Anúncio, Profecia e Esperança, e iluminados pela passagem bíblica… até que tudo fique fermentado…” (Mt 13,33b) foi um dos principais pontos de reflexão da Assembleia Geral Ordinária  (AGO) do Conselho Nacional do Laicato do Brasil da CNBB Regional Sul 1, que reuniu leigos e leigas vindos das várias dioceses do estado de São Paulo, no auditório da Casa de Formação Frank Duff em Mogi das Cruzes, SP, entre os dias 26 a 28 de fevereiro de 2016

Permeados por uma espiritualidade da Misericórdia de Deus e do Tempo Quaresmal que conclama a olhar os mais pobres, desfavorecidos, fracos e desprotegidos da sociedade foi dado o início na noite de sexta, 26,  a Assembleia com a participação de vários CNLB´s Diocesanos e Organizações Filiadas.

Na manhã do sábado Carlos Signorelli da CAP (Comissão de Assessoria Permanente do CNLB) apresentou a analise de conjuntura, a qual abordou a situação crítica da realidade ressaltando a Crise da Modernidade e suas Novas Tecnologias.

Na sequência o professor Cesar Kuzma da PUC Rio assessorou o painel de Estudo do Decreto do Concilio Vaticano II, Apostolicam Actuositatem (AA), sobre o Apostolado dos Leigos após seus 50 anos de existência.

Segundo o assessor os leigos não só estão na Igreja, mas são Igreja! “Quem são os leigos e as leigas de hoje? Seria lícito caracterizá-los apenas de maneira geral e por vezes pejorativa, como leigos? Por certo que não. Estes leigos, homens e mulheres, constituem parcela importante da Igreja e possuem rostos próprios. Logo, suas interrogações devem ser ouvidas e aproveitadas porque eles trazem para dentro da Igreja o olhar íntegro da sociedade. Ouvi-los é ouvir a sociedade; inseri-los e formá-los na comunidade eclesial é preocupar-se com o futuro dela e também com o da sociedade civil”, afirmou o assessor.

No final da tarde do sábado, os leigos e leigas participaram da Celebração eucarística, presidida pelo padre Tarcísio Marques Mesquita da Região Episcopal Belém e coordenador de Pastoral da Arquidiocese de São Paulo.

Na manhã do domingo com a celebração da Caminhada dos Leigos e a visita de Dom Pedro Luiz Stringhini, bispo da diocese de Mogi das Cruzes e vice-presidente do Regional Sul 1 deu as boas vindas aos leigos e leigas vindos das várias dioceses do estado de São Paulo. Dando continuidade a pauta da manha do domingo com o Plano de Ação 2016-2018, que norteará as ações no triênio, composto por urgências pastorais e indicativos de ações; Reflexões da Campanha da Fraternidade e a nossa responsabilidade; Ano Eleitoral com enfoque na crise da democracia e do compromisso cristão: “Sal da terra e Luz do mundo” Mt 5, 13-14; Levantamos das ações que os diocesanos e organizações filiadas estão realizando.

A assembleia foi encerrada com a oração e benção e envio.

Nova diretoria para biênio 2016-2018 – Durante a assembleia também foi apresentada oficialmente a  nova presidência que vai conduzir o CNLB-Regional Sul 1 para o triênio 2016-2018. A nova presidente, Fátima Ap. Ferre, permanecerá à frente do CNLB  e contará com o apoio do vice-presidente: Luiz Henrique F. Honório – Diocese São José dos Campos; secretários: Marcio José de oliveira – Diocese de Araçatuba; Maura Maria Venzon – Arquidiocese de São Paulo; Dalva  Maria de Almeida – Diocese de Osasco; Tesouraria: Jadson José Baracho – Arquidiocese de São Paulo e Rinaldo Henrique Gached- Diocese de Limeira.

Com informações e foto da Comissão de Comunicação do CNLB

 

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.