Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, expressa alegria com a nomeação de dom Joseph Gébara como bispo da eparquia de Nossa Senhora do Paraíso em São Paulo. Ao mesmo tempo, agradece a dom Farès Maakaroun “pelo seu longo apostolado à frente dessa eparquia”. Leia, abaixo, a mensagem.
Saudação a Dom Joseph Gébara
O Papa Francisco aceitou hoje, 21, o pedido de renúncia, apresentado por Dom Farès Maakaroun, ao governo da Eparquia de Nossa Senhora do Paraíso, em São Paulo, dos Greco-melquitas, de acordo com o cânone 210, § primeiro, do Código dos Cânones das Igrejas Orientais – CCEO. Em consequência, o até agora eparca coadjutor, Dom Joseph Gébara, assumirá a guia pastoral da mesma eparquia.
Natural do Líbano, Dom Joseph Gébara fez seus primeiros estudos, até a Filosofia, também no Líbano, passando a fazer a Teologia no Instituto Católico de Paris. Pela Universidade da Sorbone, doutorou-se em História das Religiões e em Antropologia Religiosa. Em 1993, foi ordenado sacerdote para a arquieparquia de Beirute e Jbeil, dos Greco-melquitas, e, em 2013, foi nomeado bispo coadjutor da Eparquia de Nossa Senhora do Paraíso.
Agora, ao mesmo tempo agradecida a Dom Farès Maakaroun pelo seu longo apostolado à frente dessa eparquia, a CNBB alegra-se com a chegada de Dom Gébara a esse posto, desejando-lhe também longo e fecundo pastoreio junto ao rebanho dos católicos Greco-melquitas de São Paulo. Nossa Senhora do Paraíso o acompanhe em todos os seus momentos.
Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB