Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou  dia 4 de julho, o edital para a escolha da música do hino da  Campanha da Fraternidade 2024, que tem como tema: “Fraternidade e amizade social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”.

A letra vencedora do concurso é de Douglas Diego Palmeira Rocha, da arquidiocese de Campinas (SP). Ele é o coordenador da Comissão Arquidiocesana da Pastoral da Educação e Ensino Religioso.

“Coloque seus dons a serviço da evangelização e participe deste concurso”, diz o edital.

As composições devem ser enviadas à CNBB, por e-mail, até o dia 31 de julho. O edital estabelece algumas características da musica e da melodia.

Característica da Música

A expressão musical do hino consistirá em caráter vibrante e vigoroso. Este caráter tem a ver com o ressoar de “trombetas e clarins” (cf. Sl 47, 6; 98, 5-6); melodia e ritmo fluentes, acessíveis a qualquer tipo de assembleia; força melódica e rítmica eficazes para a dinamização das potencialidades individuais e grupais, despertando-os do torpor do egoísmo e do comodismo.

Característica da Melodia 

A melodia deve realçar bem o sentido da letra. Antes de pensar na composição, o autor deverá estudar bem a letra e observar os acentos tônicos (fortes) das palavras para que haja uma correspondência natural com os tempos fortes da melodia.

Deverá ser fluente, simples, porém, bela e ter pausas de respiração suficientes e nos momentos certos. A melodia também deverá realçar bem o sentido da letra; ter caráter vibrante e vigoroso; ritmo fluentes e acessíveis a qualquer tipo de assembleia; seja artística, fugindo dos chavões e clichês já conhecidos e que tenha características genuínas da música brasileira.

Sobre o autor da letra da Campanha

Douglas é casado e pai de dois filhos, tem 32 anos. É professor, atua na área da Liturgia, da Catequese e na Pastoral da Educação. Atualmente, coordena a Comissão Arquidiocesana da Pastoral da Educação e Ensino Religioso na arquidiocese de Campinas. Ele tem experiência em formações para catequistas e agentes de Pastoral e compôs músicas para a Liturgia e comemoração de jubileu. 

Ele acolheu a notícia da escolha “com muita surpresa”. Segundo Douglas, quando houve a possibilidade do envio da letra, ele não tinha nenhuma pretensão de que ela fosse escolhida. “Dentre tantos bons compositores que nós temos na música católica, na música litúrgica, com tantas contribuições, eu não imaginava que ela pudesse ser escolhida”. 

A notícia é cercada de muita surpresa e muita gratidão, segundo o compositor. “Gratidão por poder contribuir de alguma maneira, saber que daqui do meu cantinho, a partir da minha escrita, eu posso ajudar as pessoas a rezarem, a celebrarem melhor a Campanha, a partir da letra do hino da campanha mergulharem em toda essa proposta e em todos os objetivos da campanha”.  

Ele manifesta alegria em saber que “lá longe, quem estiver ouvindo, estiver cantando o hino estará comigo e todos nós em comunhão, rezando juntos, celebrando juntos, meditando juntos, refletindo juntos e de alguma maneira, agindo juntos”. Isso para ele o coloca em “toda a dinâmica de uma Igreja sinodal”.   

Inspiração 

Douglas também partilha a inspiração para a autoria da letra: “além de toda a beleza que há nos textos litúrgicos da Quaresma, seja da liturgia das horas, seja dos próprios textos da Missa, partindo desta inspiração bíblica que é própria da Quaresma, eu também me muni bastante da Fratelli Tutti – uma leitura que eu já tinha feito, algumas formações que eu já tinha dado em várias paróquias sobre esse tema, sobre a encíclica”.  

Além de um novo estudo do texto do Papa Francisco, o autor rezou com a encíclica. “O texto que chega nas mãos das pessoas, primeiro, ele foi fruto de muita oração. O primeiro a ouvir, a rezar com esse hino, fui eu. Muito mais do que o tempo que foi gasto para escrever foi o tempo gasto rezando, rezando cada frase, pensando como colocar toda a beleza da encíclica Fratelli Tutti dentro de alguns versos”.  

“Eu espero de verdade que esse poema, essa letra, ajude as pessoas a rezar, porque antes de escrever, essa letra foi rezada. Quando ela for cantada, eu espero que ela também se torne fruto de oração para as outras pessoas”, afirmou. 

O edital completo poderá ser acessado (aqui).

Fonte: https://www.cnbb.org.br