Notícias

CNBB agradece pela vida episcopal de dom Irineu Danelon

O papa Francisco acolheu o pedido de renúncia apresentado pelo bispo

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulga mensagem de agradecimento a dom Irineu Danelon, SDB, que esteve à frente do governo pastoral da diocese de Lins (SP) ao longo de 27 anos. Contribuiu, ainda, para a criação e desenvolvimento da Pastoral da Sobriedade. Na manhã de ontem, 30 de setembro, o papa Francisco acolheu o pedido de renúncia apresentado pelo bispo.

Na mensagem assinada pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, a CNBB “louva ao Pai pela vida e vocação de Dom Irineu e manifesta o mais sincero agradecimento pelo bem por ele realizado ao povo a ele confiado”.

Leia, abaixo, a íntegra da mensagem:

Agradecimento a Dom Irineu Danelon

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB tomou conhecimento, na manhã de hoje, 30 de setembro, da decisão do Papa Francisco em acolher o pedido de renúncia apresentado pelo bispo da Diocese de Lins (SP), Dom Irineu Danelon, SDB, de acordo com o cânon 401§1º do Código de Direito Canônico.

Dom Irineu é natural de Piracicaba (SP). Foi nomeado bispo em 02 de dezembro de 1998. No dia 16 de setembro passado completou 48 anos de ordenação presbiteral.

Inspirado pelo lema “A caridade jamais passará”, Dom Irineu esteve à frente do governo pastoral da diocese de Lins ao longo desses 27 anos. Contribuiu decisivamente para a criação e desenvolvimento da Pastoral da Sobriedade.

A CNBB louva ao Pai pela vida e vocação de Dom Irineu e manifesta o mais sincero agradecimento pelo bem por ele realizado ao povo a ele confiado.

Deus lhe conceda a graça da saúde e da paz!

A Virgem Maria o proteja com carinho maternal!

Com preces,

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília – DF
Secretário-Geral da CNBB

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.