Com a palavra o Presidente

Cidadão Suzanense

No dia 18 de outubro de 2019, recebi o título de Cidadão Suzanense. A sessão foi presidida pela vereadora Gerice Lione, presidente da Câmara Municipal de Suzano. O proponente do título foi o vereador Joaquim Rosa, católico praticante e colaborador nas iniciativas da Igreja católica na Região Pastoral de Suzano, que compreende as onze paróquias do Município, a Paróquia maronita São Charbel e o Colégio Diocesano Paulo VI.

A sessão contou com a presença do Prefeito Rodrigo Ashiushi, sua esposa Dona Larissa, (presidente do Fundo Social de Solidariedade do Município), deputado Estêvão Galvão, a Secretária da Mulher do Município de Poá (Dra. Jerusa), secretários municipais, outros servidores daquela casa e representantes dos órgãos da imprensa.

Entre os eclesiásticos estavam: Monsenhor Antonio Robson Gonçalves (vigário-geral da Diocese de Mogi das Cruzes), Pe. Luiz Ricardo Cândido Silva (coordenador da Região Pastoral de Suzano), padres, diáconos, religiosas. O plenário ficou repleto de leigos das paróquias, comunidades, pastorais, movimentos eclesiais, associações e grupos paroquiais. Havia também pessoas ligadas ao Colégio diocesano e às entidades sociais ligadas à Igreja, em Suzano, como o Instituto Virtutis (que realiza anualmente a Festa Nordestina) e a Comunidade Emaús (que mantém a Casa Terapêutica N. Sra. De Guadalupe, Casa Santa Tereza de Calcutá e o Projeto Dom Bosco).

Suzano é marcada pelas colônias japonesa, libanesa e imigrantes de outros países, bem como cidadãos provindos de tantos outros lugares do Brasil.

Dediquei o título aos padres que trabalham em Suzano e também aos meus pais, que nesse dia dezoito de outubro estariam completando 67 anos de matrimônio, não fosse o falecimento de meu pai no último dia 5 de outubro.

Ser cidadão é ter sonho. E sonho-cidadão é aquele que se sonha coletivamente, em vista do bem comum, isto é, o bem de todos. É o sonho de justiça e inclusão social, para que os pobres tenham sua dignidade e seus direitos respeitados. É o sonho que se transforma em compromisso e participação na construção de uma sociedade fraterna, solidária, justa, democrática e sustentável.

Como cristão católico, participo dos anseios e aspirações dos demais cidadãos da Cidade. Como representante da Instituição, afirmo o compromisso da Igreja de colaborar, em parceria com as demais instituições da sociedade civil e com o poder público, na defesa dos sólidos valores que dão estabilidade e equilíbrio ao tecido social, como a família, a escola, o trabalho e a paz social.

Com todos esses compromissos, aspirações e sonhos comuns, mais uma vez eu me comprometo, especialmente nessa ocasião feliz em que me torno cidadão susanense. Muito obrigado!

Dom Pedro Luiz Stringhini
Bispo diocesano de Mogi das Cruzes

Suzano, 18 de outubro de 2019

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.