Sub-Regiões

CF-2014 foi tema da Reunião da sub-região Sorocaba em Itapeva

DSC00788A Comissão Episcopal da Província (Sub-região pastoral) de Sorocaba da CNBB Regional Sul 1 realizou reunião nesta sexta-feira, 14 de março de 2014, as 9h, em sala da Igreja Nossa Senhora da Piedade, diocese de Itapeva, SP. A reunião, presidida por dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, arcebispo metropolitano de Sorocaba e presidente do Sub-regional , teve como principal item da pauta uma reflexão sobre a Campanha da Fraternidade de 2014 – “Fraternidade e Tráfico Humano”.

 A reunião foi aberta com oração conduzida pelo bispo diocesano de Itapeva, dom José Moreira de Melo, que acolheu os bispos, padres secretários de pastoral e diácono. Participaram: dom Vicente Costa, bispo de Jundiaí; dom Gorgônio da Encarnação Alves Neto, CR, bispo de Itapetininga; dom José Luiz Bertanha, bispo de Registro; padre Edson Lúcio de Meira (Itapetininga); padre Leandro Megeto (Jundiaí); padre Manoel Cesar de Camargo (Sorocaba) e diácono José Carlos Pascoal (CRD Sul1).

Dom Gorgônio, bispo de Itapetininga falou da vulnerabilidade das vítimas do Tráfico Humano: “Chama a atenção no Texto-Base da CF a vulnerabilidade, principalmente dos jovens que são recrutados pelo tráfico de drogas e meninas enganadas pelos traficantes sexuais. Sensibiliza a situação de tantas crianças vítimas do tráfico sexual e tráfico de órgãos humanos”. Dom Vicente e padre Leandro, da diocese de Jundiaí relataram o trabalho feito na diocese de Jundiaí com o lançamento oficial do Texto-Base na Cúria com a presença de representas do Executivo, Legislativo, Judiciário e Clero, além do lançamento da CF nas Câmaras Municipais das 11 cidades da diocese. Padre Leandro falou ainda da Pastoral da Mulher Marginalizada, que atende as vítimas do tráfico sexual e de drogas.

“Em Sorocaba e Votorantim, é apresentada a CF nas Câmaras Municipais. Estamos muito preocupados com a violência sexual que sofrem as crianças nos lares, provocadas pelos pais, padrastos ou parentes. Por isso, temos uma casa que abriga essas crianças”, disse o arcebispo dom Eduardo Benes. Para dom José Moreira, bispo de Itapeva “é necessária fiscalização rígida na questão trabalhista. A fiscalização do Ministério do Trabalho em Itapeva tem surtido efeito e diminuído os abusos de trabalho escravo”. Foi citado também os benefícios da regulamentação do trabalho das empregadas domésticas. Para dom José Luiz Bertanha, bispo de Registro, um dos problemas que mais aparecem na região de Registro é o do Tráfico Sexual, além da falta de fiscalização dos contratantes de trabalhadores diversos, pelo fato de que as cidades estão à margem de rodovia federal.

Nos comunicados, foram partilhados os seguintes temas: Síntese do Plano Diocesano da Ação Evangelizadora 2014, da diocese de Jundiaí; Itinerário da Iniciação à Vida Cristã, da CNBB; Plataforma de comunicação para os bispos da América Latina e Caribe; Assembleias paroquiais nas paróquias da diocese de Itapetininga nas visitas pastorais, realizadas aos domingos a tarde; Setorização Paroquial e Comunidade de Comunidades; Projeto de Reforma Política da CNBB e Subsídios da Comissão Nacional dos Diáconos em preparação à X Assembleia Geral da CND em Aparecida, em abril de 2015.

Dom José Bertanha e dom Vicente apresentaram uma síntese do 13º Intereclesial de Base, das CEBs, realizado em Juazeiro do Norte, Ceará, de 7 a 11 de janeiro de 2014. “Dos 5000 participantes, tivemos 400 delegados paulistas, sendo 4 bispos. Foi uma experiência gratificante, principalmente pela oportunidade de conhecer a verdadeira história do padre Cícero e pela comunhão existente nessa importante ação da Igreja que é realizada pelas Comunidades Eclesiais de Base”, disseram. A delegação paulista assumiu o compromisso de que cada diocese do Regional Sul 1 faça a doação de uma cisterna para a região da seca.

No final da reunião o secretário do sub-regional padre Manoel Júnior fez breve relato da reunião ampliada do Conselho Episcopal Regional Sul 1 da CNBB, realizada em 19 de fevereiro de 2014. A reunião foi encerrada com almoço oferecido por uma família da paróquia Nossa Senhora da Piedade de Itapeva. A reunião foi registrada por equipe da Rede Vida de Televisão e Pascom da diocese de Itapeva, SP.

A sub-região Sococaba compreende as Dioceses de Itapetininga, Itapeva, Jundiaí e Registro, além da Arquidiocese de Sorocaba.

De Itapeva, Diácono José Carlos Pascoal – CRD Sul 1

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.