Notícias

Cerca de 3 mil jovens participaram do DNJ na Diocese de Piracicaba

caminhada juventude

O Setor Juventude da Diocese de Piracicaba promoveu no domingo, (18), o  Dia Nacional da Juventude (DNJ). O encontro reuniu aproximadamente 3 mil jovens que vieram das 68 paróquias dos 15 municípios que compõem a diocese.

A concentração começou às 8h, na Praça da Paróquia Imaculada Conceição. O encontro foi aberto com oração pelo animador diocesano do Setor Juventude, padre José Geraldo Campos Penido. Durante todo o dia, uma programação especial foi realizada para a juventude que tomou conta do espaço. Atividades esportivas, apresentações de bandas católicas e peças teatrais atraíram o olhar dos jovens no palco montado em frente à matriz Imaculada Conceição. Nas dependências da matriz, os jovens realizavam a adoração ao Santíssimo Sacramento. Já no espaço catequético, foram realizadas apresentações teatrais.

Todas as atividades tiveram como foco o lema do DNJ 2015 “Juventude construindo uma nova sociedade”, e o tema inspirado em Lucas 22,27 “Estou no meio de vós como aquele que serve”.  Completando 30 anos em 2015, o DNJ é uma ação promovida pela CNBB e visa motivar a juventude a participar ativamente na vida da Igreja e da Sociedade.

O auge do DNJ diocesano teve início às 14h30, com a Caminhada da Juventude. O trajeto começou em frente à Igreja Imaculada Conceição, na Vila Rezende, passou pela Ponte Irmãos Rebouças (Mirante), pelas ruas do Rosário e Prudente de Moraes, passando pela Praça José Bonifácio e chegando à Catedral Santo Antônio, onde foi celebrada missa de encerramento. A celebração foi presidida pelo Vigário Geral, monsenhor Agnaldo Rogério dos Santos e concelebrada pelos padres Paulo Sérgio Carlos, Claudemir da Silva e José Geraldo Campos Penido.

Para padre José Geraldo o DJN diocesano foi um momento de graça e união da juventude da nossa Igreja Particular, que teve uma grande participação. “Foi uma grande manifestação da juventude, que louvou e agradeceu a Deus por este dia especial. Parabéns a todos os jovens que tiveram iniciativa de ter um domingo diferente na presença do Senhor”, salientou o sacerdote.

Para o jovem Adriano Ribeiro dos Santos, da Paróquia Espírito Santo, de Rio Claro e integrante do Grupo de Jovens “Vivendo em Cristo”, o DNJ é momento do jovem encontrar o rosto de Cristo no próprio jovem. “O DNJ é encontro, é resgaste, é alegria de louvar Jesus Cristo que deu sua vida por nós”.

O DNJ diocesano teve apoio de várias secretarias municipais, da Prefeitura de Piracicaba e do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba.

A edição do DNJ 2016 acontecerá na cidade de Rio Claro, em 16 de outubro. O local ainda será definido pelo Setor Juventude Diocesano, juntamente com os presbíteros da Região Pastoral Rio Claro.

De Piracicaba, Rosiley Lourenço, Assessoria Diocesana de Comunicação (Texto e foto)

 

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.