Notícias

Celebrações inéditas reunirão Santuários de Aparecida e Fátima

O próximo dia 17 de maio marcará, definitivamente, a história de dois Santuários Marianos. O Santuário de Fátima (Portugal) e Aparecida (Brasil) se unirão, em uma proposta inédita na história de ambos, para celebrar a fé e a devoção à Virgem Maria em seus países.

Tal comemoração, intitulada Centenários de Bênçãos, deve-se às datas que marcarão dois momentos muito importantes para católicos de todo o mundo: No Brasil, o Santuário de Aparecida celebrará o tricentenário do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul, ocorrido em outubro de 1717. Já o Santuário de Fátima caminha para a comemoração do primeiro centenário das aparições de Maria aos três pastorzinhos em 1917.

Até 2017, uma série de atividades serão desenvolvidas com o objetivo de propagar a devoção a Virgem Maria e propiciar o intercâmbio de romeiros e peregrinos entre os países.

Imagem da Padroeira do Brasil será entronizada no Santuário de Fátima

Como parte de uma programação festiva, o Santuário de Aparecida receberá de Portugal uma Imagem de Nossa Senhora de Fátima, que será entronizada no dia 17 de maio, sábado. A atividade acontece dentro da programação do Hallel 2014, que reunirá jovens de todo o Brasil entre 16 e 18 de maio na Casa da Mãe Aparecida.

Em frente à Matriz Basílica haverá recepção da Imagem de Fátima, em seguida a reza do terço. Em uma bela e simbólica procissão com velas pela Passarela, a Imagem será levada até a Basílica Nova, onde será acolhida por de Dom Raymundo Damasceno Assis, Cardeal Arcebispo de Aparecida e Presidente da CNBB e Dom Antônio Augusto dos Santos Marto, bispo de Leiria-Fátima.

Haverá missa, seguida da reza do terço. As atividades se estendem pelo dia 18 de maio, onde haverá missa e translado da Imagem de Fátima ao monumento dedicado a Ela, localizado próximo à Porta Santa.  Veja abaixo os detalhes da programação:

17 DE MAIO
• 17h30 –  Recepção da Imagem em frente da Matriz Basílica
• 18h – Reza do Terço
• 19h – Procissão luminosa pela Passarela da Fé trazendo a Imagem até o Santuário
• 20h – Eucaristia: Acolhida da Imagem de Nossa Senhora de Fátima. Presidência de Dom Raymundo Damasceno Assis, Cardeal Arcebispo de Aparecida e Presidente da CNBB, e presença de Dom Antônio Augusto dos Santos Marto, bispo de Leiria-Fátima e de outros concelebrantes (transmissão TV Aparecida)
• 22h – Reza do Terço, acolhendo a Imagem de Nossa Senhora de Fátima (transmissão TV Aparecida)

18 DE MAIO
• 07h30 – Eucaristia: Entronização da Imagem de Nossa Senhora de Fátima. Presidência de Dom Antônio Marto e presença de Dom Raymundo Damasceno e de outros concelebrantes
• 08h30 – Traslado da Imagem de Nossa Senhora de Fátima ao monumento a Ela dedicado. (Cerimônia transmitida pela TV Aparecida, também para Portugal, e TV Cultura de São Paulo)

Fonte: Assessoria de Comunicação do Santuario Nacional

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.