Notícias

Celebração de ação de graças pelos bispos jubilares marca o segundo dia da assembleia

DSC01178[1]

Dom Luis Demétrio Valentini, bispo diocesano de Jales, SP, presidiu a missa em ação de graças pelos bispos jubilares na manhã desta quarta-feira, 10 de junho, no Santuário Nacional de Aparecida na Capela São José. Esta celebração abriu as atividades do segundo dia da 78ª Assembleia dos Bispos da CNBB Regional Sul 1.

O bispo testemunhou sua caminhada no presbiterado e episcopado, falando da família, coincidências de datas e números e da alegria em servir a Igreja e o povo de Deus, em especial os pobres. “Agradeço a Deus por ter me dado a oportunidade de servir como presbítero e bispo. Assumi o ministério episcopal em Jales como um verdadeiro desafio. Hoje, sinto-me recompensado pela contribuição que pude dar à Igreja”, disse.

Depois da celebração, teve inicio no Hotel Rainha do Brasil, no Auditório Santo Afonso, a sessão conjunta. Na abertura o cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo e presidente do Regional Sul 1 lembrou da celebração dos 270 anos de criação da diocese de São Paulo, que será comemorado em 08 de Dezembro. Tal celebração tem sua grande importância pois a diocese de São Paulo era ate então a única no estado, sendo desmembrada em 7 de junho de 1907, com a criação das cinco dioceses: Taubaté, Campinas, Ribeirão Preto, Botucatu e São Carlos.

Em seguida, as Comissões Episcopais apresentaram seus relatórios constando de atividades realizadas, objetivos, perspectivas e desafios. Cada Comissão apresentará seu plano de trabalho para os próximos anos, em vista das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, sob a perspectiva do Regional Sul 1 na ação missionária e sua realidade pastoral.

Monsenhor Antonio Luiz Catelan Ferreira fez uma introdução para o trabalho em grupo, indicando o estudo do nº 40 das Diretrizes para o debate do sub-tema “Como está Regional com relação ao paradigma da missionariedade” e o nº 44 para o debate do sub-tema “Como o encontro pessoal com Cristo é ou pode ser um motivador do impulso missionário no Regional”. Foram formados 8 grupos que apresentarão suas impressões no momento de partilha e comunicados no dia 11.

 

 

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.