Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) do Regional Sul 1 da CNBB, promoveu neste sábado, 17 de junho, Formação on-line sobre Sinodalidade,  assessorada por Fernando Altemeyer Junior, teólogo, professor e chefe do departamento de Ciências Sociais da PUC-SP.
A partir da perspectiva sinodal, os participantes tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e mergulhar um pouco mais na caminhada e vivência de nossas Comunidades, compreendendo a missão da mulher, a relação da comunidade eclesial com as minorias da sociedade, sobretudo os negros, e da mensagem do Papa Francisco sobre Igreja povo de Deus, sinodal e em saída.
Citando o teólogo Altemeyer, a colegiada ressaltou que “a missão da Igreja-povo não é outra, senão aquela de viver a simplicidade, ouvir o clamor do povo, indo de encontro aos mais pobres e excluídos, para a edificação do Reino, na força do Espírito”.
“A Missão das CEBs  se transforma e atende aos sinais dos tempos, à escuta da Palavra, luz que a ilumina, pois o Trem das CEBs não pode parar. As CEBs se colocam em comunhão com o Papa Francisco para a edificação dessa Igreja da sinodalidade, povo de Deus, ministerial, que ele afirma ser o modo da Igreja no terceiro milênio”, sintetizou a Colegiada das CEBs Regional.
Segundo Sílvia Macedo, representante estadual das CEBs em âmbito Regional, “nesse momento de dor e perdas, possamos dizer não ao projeto de morte e sermos pregadores da Esperança, proclamando o Evangelho da Vida, fazendo o caminho comunitário, olhando o próximo como Jesus “olhar a partir dos olhos daqueles que sofrem”.
O Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e referencial do Regional para a CEBs, Dom José Benedito Cardoso (foto) participou do evento e ressaltou que: “neste momento difícil que atravessamos temos que manter acesa a chama da fé alimentada com resistência e teimosia, crentes de que ‘a vida devia ser bem melhor e será’. As CEBs, há muito tempo vem alimentando este sonho”.


Da redação do regional Sul 1. Com informações da colegiada das CEBs