Pastorais e Organismos

CEBs do Regional Sul 1 promove formação on-line, com assessoria do teólogo Fernando Altemeyer

As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) do Regional Sul 1 da CNBB, promoveu neste sábado, 17 de junho, Formação on-line sobre Sinodalidade,  assessorada por Fernando Altemeyer Junior, teólogo, professor e chefe do departamento de Ciências Sociais da PUC-SP.

A partir da perspectiva sinodal, os participantes tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e mergulhar um pouco mais na caminhada e vivência de nossas Comunidades, compreendendo a missão da mulher, a relação da comunidade eclesial com as minorias da sociedade, sobretudo os negros, e da mensagem do Papa Francisco sobre Igreja povo de Deus, sinodal e em saída.

Citando o teólogo Altemeyer, a colegiada ressaltou que “a missão da Igreja-povo não é outra, senão aquela de viver a simplicidade, ouvir o clamor do povo, indo de encontro aos mais pobres e excluídos, para a edificação do Reino, na força do Espírito”.

“A Missão das CEBs  se transforma e atende aos sinais dos tempos, à escuta da Palavra, luz que a ilumina, pois o Trem das CEBs não pode parar. As CEBs se colocam em comunhão com o Papa Francisco para a edificação dessa Igreja da sinodalidade, povo de Deus, ministerial, que ele afirma ser o modo da Igreja no terceiro milênio”, sintetizou a Colegiada das CEBs Regional.

Segundo Sílvia Macedo, representante estadual das CEBs em âmbito Regional, “nesse momento de dor e perdas, possamos dizer não ao projeto de morte e sermos pregadores da Esperança, proclamando o Evangelho da Vida, fazendo o caminho comunitário, olhando o próximo como Jesus “olhar a partir dos olhos daqueles que sofrem”.

O Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e referencial do Regional para a CEBs, Dom José Benedito Cardoso (foto) participou do evento e ressaltou que: “neste momento difícil que atravessamos temos que manter acesa a chama da fé alimentada com resistência e teimosia, crentes de que ‘a vida devia ser bem melhor e será’. As CEBs, há muito tempo vem alimentando este sonho”.

Da redação do regional Sul 1. Com informações da colegiada das CEBs

 

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.