Notícias

Ceb’s divulga Carta Colegiada

f 117

As Ceb’s (Comunidades Eclesiais de Base do Estado de São Paulo) reunida com seus agentes da sub-região pastoral e assessores entre os dias 22 e 23 de fevereiro em Promissão (SP) na Diocese de Lins, publica carta, reiterando os compromissos assumidos pelas CEBs Sul 1 no 13º Intereclesial que aconteceu em Juazeiro do Norte, de 7 a 11 de janeiro de 2014.

Veja íntegra da carta:

Embalados e embaladas pela brisa do anoitecer de Promissão e sob uma refrescante chuva, mais uma dádiva de Deus, fomos chegando aos poucos e, carinhosamente sendo acolhidos pelo pessoal da Comunidade Pe. Josimo, do Assentamento Reunidas no município de Promissão (SP), na Diocese de Lins. Conhecer o assentamento, um sonho acalentado por muitos membros da Colegiada Estadual das CEBs Sul 1.

O assentamento deu o toque de todo o encontro, refletindo o jeito simples, batalhador e animado de ser das CEBs. Simples do modo como a vida deve ser, o contato com a natureza, com a terra, as ruas sem pedras nem asfalto, canto dos pássaros, animais de estimação livres, crianças brincando alegres, companheirismo e partilha.

Momento muito forte este primeiro encontro de 2014, todos iluminados, pela  riqueza do 13º Intereclesial das CEBs,  que aconteceu em Juazeiro do Norte, de 7 a 11 de janeiro, com o tema Justiça e Profecia a Serviço da Vida e lema Romeiras  do Reino no Campo e na Cidade, buscando por em pratica a  transformação despertada.

Iniciamos o encontro com a Celebração do Oficio Divino das Comunidades, seguimos o assunto da pauta, momento de formação muito intenso sobre atual conjuntura assessorado por Tida, Maria Aparecida, que também partilhou sobre o 6º Congresso do MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra e do compromisso ao qual fomos chamados neste ano,  de acompanharmos a Comissão Nacional da Verdade, “Rompendo o silêncio: contar para não esquecer, lembrar para não repetir”.

Dando prosseguimento a pauta, foi tratado de assuntos do calendário, entre eles destacamos a 14ª Romaria CEBs Sul1 à Aparecida do Norte, 18 de maio próximo, com o tema “CEBs, na Casa da Mãe Maria. Grita por Libertação”; o 5º Encontro de Assessores de Assessoras CEBs Sul1, a acontecer nos dias 26 e 27 de abril, na cidade de Rio Grande da Serra – SP.

Destacamos e buscamos viabilizar o cumprimento dos compromissos assumidos pelas CEBs Sul 1 no 13º Intereclesial. As CEBs são redes de comunidades que na escuta da Palavra de Deus, nas relações mais fraternas, vão assumindo o compromisso de transformação na sociedade.

A retomada dos compromissos que assumimos no Interclesial foi unanimidade e firmamos também compromisso de trazer presente a Memória dos Mártires da Caminhada nas celebrações de nossas comunidades e ampliar ao máximo a divulgação da Agenda Latino Americana e incentivar lançamentos nos regionais que ainda não o fazem.

Celebramos com a comunidade que nos acolheu.

Seguimos em missão, na construção da Justiça e da Profecia a Serviço da Vida!

Amém, Axé, Auerê, Aleluia, Uai, Oxente.

Comunicação da Colegiada das CEBs CNBB Sul1
23 de fevereiro de 2014.

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.