Há vários motivos pelos quais a Igreja destaca, na sua Liturgia, o aniversário da dedicação dos templos. O templo “dedicado” representa, de maneira especial, o lugar sagrado que reservamos para Deus entre as nossas casas e os ambientes de vida e trabalho. Desejamos sua presença e companhia: Deus tem um lugar entre nós.
Além disso, o templo é um marco, um sinal de que Deus está, de fato, entre nós e que queremos orientar nossa vida para Ele. Uma cidade sem templo poderia indicar que seus habitantes não têm lugar para Deus entre eles, talvez porque rejeitam a sua companhia…
Há ainda um significado muito importante nos templos, como aprendemos de São Paulo: “o templo de Deus sois vós e o Espírito Santo habita em vós”. Nós fomos dedicados, ou consagrados a Deus no dia do batismo. Por isso, nós mesmos somos morada viva de Deus. São Pedro ensina que cada um de nós é “uma pedra viva na edificação do templo espiritual”, que é a Igreja de Cristo.
A comemoração do aniversário da dedicação de nossa Catedral, convida-nos a também recordar a nossa consagração a Deus: somos morada viva do Espírito Santo e pertencemos a Deus! Que nossas vidas e nossas pessoas testemunhem e irradiem a presença amorosa de Deus no mundo. E sejamos digna “morada de Deus” no mundo!
Cardeal Odilo P. Scherer, Arcebispo de São Paulo
Adicionar Comentário