Notícias

Cardeal Odilo Scherer fala sobre Sínodo da Família na reunião Ampliada

foto 5Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 13 de novembro, as 9h, na sede da CNBB regional Sul 1 em São Paulo, a reunião da Comissão Episcopal Representativa Ampliada, presidida pelo Cardeal Arcebispo de São Paulo dom Odilo Pedro Scherer, presidente do Regional. Compuseram a mesa o vice-presidente dom Moacir Silva, arcebispo de Ribeirão Preto, o secretário-geral dom Tarcisio Scaramussa, bispo coadjutor de Santos e o secretário-executivo padre Nelson Rosselli Filho, da diocese de Santo André.

Após a oração inicial, dom Odilo falou sobre a Assembleia extraordinária do Sínodo sobre a Família, realizada em outubro deste ano: “Foi muito importante a Igreja abrir debate e reflexão sobre a família no mundo de hoje, refletir sobre a evangelização das famílias e os modelos de família que temos no mundo contemporâneo. A primeira semana da assembleia ficou marcada pelo ‘ouvir’. O papa Francisco e os bispos (191 membros), peritos e convidados (60 pessoas) ouviram as questões levantadas sobre a família em todo o mundo”,

“O papa Francisco disse que a Igreja está no caminho sinodal. A questão da família não interessa somente à Igreja, mas às pessoas, à sociedade. A Igreja precisa dar respostas sobre as questões familiares conforme a justiça e a verdade”, concluiu dom Odilo. O cardeal também anunciou o tema do Sínodo sobre a Família, que será realizado em outubro de 2015: “Vocação e Missão da Família no mundo contemporâneo e na Igreja”.

Em seguida, foi apresentada por dom Tarcísio a avaliação da 36ª Assembleia das Igrejas, realizada em Itaicí, Indaiatuba, nos dias 17 a 19 de outubro passado. De maneira geral o tema e a exposição do mesmo foram considerados ótimo. Os detalhes seriam discutidos na reunião reservada dos bispos, levada a efeito após o intervalo.

Nos comunicados, destaque para a Campanha de Evangelização, que ocorrerá durante o Advento de 2014 (a coleta será feita nas celebrações do dia 14 de dezembro, domingo). O tema da Campanha de Evangelização deste ano é: “Cristo é nossa Paz”. Foi destacada também a Campanha Mundial promovida pela Cáritas, “Uma Família Humana, Pão e Justiça para todos”. Pastorais e organismos fizeram seus comunicados no final da reunião ampliada.

Participaram da reunião os bispos presidentes das Sub-regiões Episcopais, padres secretários, coordenadores ou representantes de Pastorais e Organismos ligados à CNBB.

foto 1

foto 6

 De São Paulo, diácono José Carlos Pascoal. Créditos  fotos: Renato Papis.

 

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.