Notícias

Cardeal Odilo Scherer celebra 13 anos de sua ordenação episcopal

cardealNesta segunda-feira, 2 de fevereiro, Festa da Apresentação do Senhor, o arcebispo metropolitano de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, completa 13 anos de ordenação episcopal. Para marcar a data, Dom Odilo presidirá missa em ação de graças às 12h na Catedral da Sé.

Dom Odilo Pedro Scherer nasceu em 21 de setembro de 1949, em Cerro Largo (RS). Foi ordenado sacerdote em 7 de dezembro de 1976 na cidade de Quatro Pontes, Diocese de Toledo (PR). Em 28 de novembro de 2001, o Papa João Paulo II o nomeou bispo auxiliar de São Paulo, sendo ordenado em 2 de fevereiro de 2002, pelo então arcebispo de São Paulo, Cardeal Cláudio Hummes, na Catedral de Toledo.

Ainda como bispo auxiliar de São Paulo, Dom Odilo foi secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entre os anos de 2003 e 2007.

Em 20 de março 2007, Dom Odilo foi nomeado 7º arcebispo de São Paulo, tomando posse em 29 de abril de 2007. Quando fora nomeado bispo auxiliar, ele já havia manifestado surpresa pelo envio a uma cidade tão cheia de desafios, e revelara que vinha “com muita esperança, embora com muita simplicidade e humildade”.

Logo após a posse como metropolita, Dom Odilo iniciou seu ministério em São Paulo, sendo o anfitrião do Papa Bento XVI, em visita ao Brasil por ocasião da Conferência de Aparecida.

Em 24 de novembro 2007, menos de um ano depois da nomeação arquiepiscopal, Dom Odilo foi criado cardeal.

Leia mais no site da Arquidiocese de São Paulo.

Fonte: Site da Arquidiocese de São Paulo

Tags

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.