Notícias

Campanha da Fraternidade foi apresentada durante coletiva de imprensa, na Diocese de Piracicaba

521
Dom Fernando Mason (ao centro). Foto: Diocese de Piracicaba

No próximo dia 18 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, tem início o tempo quaresmal e também a Campanha da Fraternidade 2015. Com o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o lema: “Eu vim para servir” (Mc 10,45),  a CF 2015 será aberta oficialmente, às 10h30, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília. Realizada anualmente, a Campanha da Fraternidade tem como finalidade despertar e alimentar o espírito comunitário e a verdadeira solidariedade na busca do bem comum.

Na Diocese de Piracicaba, o lançamento oficial da CF 2015 ocorrerá também no próximo dia 18, quando o bispo diocesano Dom Fernando Mason presidirá a missa das Cinzas, às 19h30, na Catedral Santo Antônio.

Visando informar a todos sobre as ações concretas que serão desenvolvidas na diocese durante CF 2015, o bispo Dom Fernando Mason, acompanhado do coordenador diocesano de pastoral, padre Aparecido Barbosa e dos diáconos Edgard Oliveira Batista e Marcos Antonio Canobre, responsáveis pelo desenvolvimento pastoral da Campanha da Fraternidade na diocese, concedeu entrevista durante coletiva à imprensa na tarde desta quinta-feira, 12 de fevereiro, no Centro Diocesano de Pastoral, em Piracicaba.

Na coletiva, Dom Fernando ressaltou o lema da CF “Eu vim para servir”, afirmando que atualmente a sociedade muitas vezes quer ser servida e poucas vezes servir ao próximo, o que a tem tornado bastante enferma, carente e problemática. “Por isso o pensar cristão traz esta reflexão durante esta edição da Campanha da Fraternidade. Quer nos trazer esta força que vem de Jesus Cristo que se chama servir e com isso contribuir para que a sociedade se torne cada vez melhor”.

Mesmo sendo oficialmente lançada somente na Quarta-feira de Cinzas, na Diocese de Piracicaba, como ocorre todos os anos, a Campanha da Fraternidade começou a ser vivida antes mesmo do período quaresmal. Foram realizados encontros de formação nos meses de janeiro e fevereiro, nas sete regiões pastorais que compõem a diocese. Ao todo, aproximadamente 1.500 agentes de pastorais participaram da formação. “Todos que vivenciaram a formação são chamados a serem multiplicadores, para que, durante a Quaresma, possam realizar via-sacra e encontros em suas comunidades, pastorais e nos quarteirões”, salienta o coordenador diocesano da CF, diácono Edgard Oliveira Batista.

Nos encontros foram aprofundadas as informações contidas no Texto-Base da CF 2015, que traz como objetivo geral: “Aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro, para a edificação do Reino de Deus”.

Os encontros foram realizados pelos articuladores diocesanos da CF 2015, diáconos Edgard Oliveira Batista, Marcos Antonio Canobre e Vagner Aparecido Pedroso e teve a orientação do coordenador diocesano de pastoral, padre Aparecido Barbosa.

Fonte: Site da Diocese de Piracicaba

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.