Notícias

Brasileiros realizaram Via Sacra com tema da CF-2014 em Roma

1932595_652170371522301_608909431_o_reduzida
A Caminhada – realizada há mais de 15 anos – busca fortalecer a fraternidade entre as religiosas, os religiosos, os sacerdotes e leigos brasileiros que moram em Roma

O Grupo de Religiosos Brasileiros em Roma (GBR) realizou no último domingo, (6), uma Caminhada Penitencial pelas ruas de Roma para celebrar a Campanha da Fraternidade 2014. O percurso concluiu-se com a oração mariana do Angelus na Praça São Pedro.

A Caminhada – realizada há mais de 15 anos – busca fortalecer a fraternidade entre as religiosas, os religiosos, os sacerdotes e leigos brasileiros que moram em Roma. A edição deste ano teve duas novidades: a presença de religiosos, sacerdotes e leigos de diversos países da América Latina, da Ásia, da África e da Europa e a tradução do texto da Via Sacra da CNBB para a língua italiana, para atrair um maior número de peregrinos não-brasileiros e facilitar a compreensão do texto elaborado no Brasil.

A Caminhada Penitencial teve início com a celebração da Santa Missa presidida pelo Pe. Paulo Suess, que na última sexta-feira foi recebido em audiência, juntamente com Dom Erwin Kräutler, pelo Papa Francisco. Após, o grupo percorreu as ruas de Roma meditando as estações da Via Sacra da Fraternidade. Ao chegar à Via da Conciliação, que dá acesso à Praça São Pedro, o grupo meditou a última estação e realizou um ato contra o tráfico de pessoas – tema da Campanha da Fraternidade deste ano – e o turismo sexual internacional.   Ao assomar à janela do apartamento pontifício, que dá para a Praça São Pedro, o Papa Francisco foi acolhido com bandeiras verde-amarelas. Ao final da oração o Papa se dirigiu em especial aos brasileiros: “Saúdo o grupo brasileiro ‘Fraternidade e Tráfico Humano’”, momento em que foi levantada a faixa que acompanhou toda a caminhada e que revela um grito profético contra o tráfico humano e o risco de turismo sexual durante a Copa do Mundo: “Com a vida não se joga”! Após o Angelus, o grupo cantou canções religiosas brasileiras contagiando os presentes. (GE -JE)

Papa Francisco receberá delegados para tratar do tráfico de pessoas – “Combate ao Tráfico de Seres Humanos: Igreja e a aplicação da lei em parceria” será tema da 2ª Conferência Internacional, na quarta-feira, 9, no Vaticano. O evento é organizado pela Conferência Episcopal da Inglaterra e Gales e presidida pelo arcebispo de Westminster, cardeal Vincent Nichols.

A conferência tem por objetivo iniciar uma parceria com os chefes de polícia para formar uma rede para combater o tráfico de seres humanos, em colaboração com a Igreja. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, mais de 2 milhões e meio de pessoas traficadas no mundo geram 32 bilhões de dólares de lucro anual aos traficantes.

Foram convidados para o encontro representantes das Forças de Ordem e autoridades eclesiásticas de várias partes do mundo. O Brasil será representado pelo delegado da Polícia Federal, Disney Rossetti. O evento está em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2014 promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que propõe como tema “Fraternidade e Tráfico de Pessoas” e lema “É para liberdade que Cristo nos libertou”.

Ao término da Conferência, os participantes e vítimas do tráfico de seres humanos serão recebidos em audiência pelo papa Francisco.

Fonte: Testemunho da Fé. Foto: fan page Paulo Suess. Com site da CNBB

 

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.