Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

DSC00917
Os trabalhos do último dia da 77ª Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1  iniciaram com a Santa Missa na Capela Nossa Senhora da Esperança, no Hotel Rainha do Brasil. Nesta quinta-feira, 5, a celebração foi presidida pelo Presidente do Regional, cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, também arcebispo de São Paulo e concelebrada pelo vice-presidente, dom Moacir Silva, Arcebispo de Ribeirão Preto  e o secretário-geral, dom Tarcísio Scaramussa, bispo-auxiliar de São Paulo.
O cardeal destacou na sua homilia a unidade da Igreja, na representatividade dos seus pastores e de todo povo cristão.
Sobre as reflexões destes três dias de trabalho, dom Pedro Carlos Cipolini, bispo de Amparo, expôs as intervenções da assembleia, todas no contexto da Evangelização,  e da Alegria com ousadia. Ele especificou a questão do Kerigma e dos desafios culturais. Como tarefa ele abordou o anúncio a partir de Jesus Cristo, com pistas para a Evangelização, como a opção preferencial pelos pobres e a Catequese Querigmática.
Em seguida, Dom Júlio Endi Akamini, bispo auxiliar de São Paulo dividiu sua síntese em duas partes, tendo como referência “Evangelii Gaudium”: “o que quer o Papa” e “o que queremos nós”. Falou também do dinamismo da evangelização, ser povo, receber e proclamar o Kerigma, sair para as periferias, inculturar o Evangelho.
No final, foram propostos temas para a Assembleia das Igrejas em outubro próximo.