Notícias

Bispos do Sul 1 realizam reunião do Conselho Episcopal

conser_sul1

Na manhã desta quinta-feira, 15 de fevereiro, o presidente do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), arcebispo metropolitano de Campinas, dom Airton José dos Santos, abriu os trabalhos da Reunião do Conselho Episcopal da CNBB Regional Sul 1 (CONSER). Estavam presentes, bispos das oitos sub-regiões que compõem as dioceses do Estado de São Paulo, padres subsecretários e representantes dos Organismos vinculados ao Regional.

Um dos assuntos destacados por Dom Airton foi a Campanha da Fraternidade 2018, aberta oficialmente no dia 14, Quarta-feira de Cinzas, que este ano, trata da “Fraternidade e a superação da violência”.

Dom Airton destacou que questão principal da Campanha da Fraternidade deste ano não é fugir da violência, mas superá-la. Tomar consciência que existe violência e que precisamos encontrar caminhos de como superá-la, para isso precisamos de gestos concretos para superação da violência no que se refere a serviços públicos, como saúde, educação, e infraestrutura, saneamento básico, dentre outros.

Ele concluiu recordando a mensagem do papa Francisco por ocasião da CF 2018, A paz é tecida no dia-a-dia com paciência e misericórdia, no seio da família, na dinâmica da comunidade, nas relações de trabalho, na relação com a natureza. São pequenos gestos de respeito, de escuta, de diálogo, de silêncio, de afeto, de acolhida, de integração, que criam espaços onde se respira a fraternidade: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8), diz o texto.

Outros pontos destacados pelo presidente foram o Ano Nacional do Laicato e a próxima Assembleia Regional dos Bispos, que acontecerá de 5 a 7 de junho de 2018, em Itaici, em Indaiatuba, SP.

O conselho também discutiu as ações missionárias na Amazônia e na diocese de Pemba, Moçambique, África, desenvolvidas pela Comissão para a Ação Missionária e cooperação Intereclesial do Regional Sul 1 da CNBB, com apoio do Conselho Missionário Regional (COMIRE). “Precisamos ampliar a divulgação destas ações missionárias entre as dioceses e as nossas Pastorais”, lembrou padre Éverton Aparecido.

Dando continuidade aos trabalhos foi apresentado o andamento das oitos sub-regiões de Pastoral, sendo que na maioria dessas sub-regiões estão acontecendo, atividades de formação e animação sobre o Ano Nacional do Laicato. O tema está presente nos encontros de atualização do clero e dos leigos, nas sub-regiões pastorais e dioceses.  O Documento 105 da CNBB “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz do Mundo (cf. Mt 5, 13-14)” está sendo estudado na maioria das sub-regiões, além de outros documentos relacionados ao laicato (ex: a exortação Christifideles laici e o Documento 62 da CNBB). Há também a iniciativa de criação do núcleo do CNLB nas dioceses em que não existe.

Na segunda parte da reunião, a palavra foi passada para os representantes dos Organismos, que falaram sobre suas ações pastorais.

conser_sul1[2]

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.