Destaques Do Regional

Missão na África é pauta em programa de televisão da Rede Vida

O presidente do Regional Sul 1 da CNBB participou do "Programa Tribuna Independente", exibido pela Rede Vida na noite desta segunda-feira (17). O presidente falou sobre a missão em Pemba, na África, e sobre o Projeto missionário na Amazônia

“A missão é feita: com os pés dos que partem; com os joelhos dos que rezam e com as mãos dos que ajudam”. Essa frase, destacada durante o programa, resume bem o Projeto Missionário em Pemba, a diocese do norte de Moçambique. O bispo de Mogi das Cruzes e presidente do Regional Sul 1, Dom Pedro Luiz Stringhini foi um dos convidados do Programa Tribuna Independente da Rede Vida . Ele e também o bispo referencial da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial do Regional Sul 1, Dom José Luiz Bertanha, participaram de uma conversa descontraída sobre a missão na diocese de Pemba, localizada a norte de Moçambique, na África, e a presença há mais de 20 anos do Regional Sul 1 na região amazônica, através do Projeto entre os Regionais Sul 1 e Norte 1 da CNBB. A ação faz parte da ação missionária e cooperação intereclesial do Regional Sul 1 da CNBB.

Essa foi a proposta do Bate-papo com o jornalista Fábio Parpinelli, apresentador do programa, que foi ao ar, na noite desta segunda-feira (17), direto dos estúdios da Rede Vida, em São Paulo.

Ainda fez parte do bate papo o diácono permanente e coordenador do Projeto, diác. Marcos Domingues, que visitou juntamente com Dom Bertanha, a diocese de Pemba em Moçambique.  A finalidade da visita foi acompanhar os primeiros missionários e encontrar com os que lá estão, com Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo daquela diocese, conhecer a realidade das comunidades locais, e de tal modo, poder iniciar a presença da ação missionária Ad Gentes do Regional Sul 1 nessa diocese.

Após o programa, o presidente do Regional Sul 1 da CNBB agradeceu pelo espaço cedido destacando que o programa Tribuna Independente permitiu que muitas pessoas, em todo o Brasil, tomassem conhecimento da difícil realidade social e eclesial da Diocese de Pemba, despertando assim a sensibilidade, a solidariedade e o desejo de ajudar de um modo ou de outro.

Atualmente, o Projeto em Pemba conta com 12 missionários, entre padres, religiosos e leigos e está presente em três regiões: Nangade, Metoro e Mazeze, no atendimento das comunidades locais e aldeias próximas. A missão ainda desenvolverá um projeto social com educação infanto juvenil.

Para saber mais, assista a íntegra do programa.

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.