Notícias

Bispos apresentam relatórios de ações de suas comissões

destaqueassembleiaComissões Episcopais apresentam relatórios no 2º dia da 79ª Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1

As atividades do segundo dia, 8 de junho, da Assembleia dos Bispos teve início com missa na Capela São José, dentro da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, presidida pelo bispo emérito de Santo André, dom Nelson Westrupp, que comemora 25 anos de Ordenação Episcopal.

Os trabalhos foram retomados no Auditório Santo Afonso , no Hotel Rainha do Brasil, sob a presidência de dom Airton José da Silva, Arcebispo Metropolitano de Campinas e presidente do Regional, com o vice-presidente dom Pedro Luis Stringhini, bispo de Mogi das Cruzes, e o secretário dom Júlio Endi Akamine, bispo auxiliar de São Paulo. Como terceira sessão conjunta, os bispos presidentes das Comissões Episcopais Pastorais apresentaram seus relatórios, com interação da assembleia.

Apresentaram os relatórios: Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, Comissão para a Liturgia, Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso, Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, Comissão para o Laicato, Vida e Família, Comissão para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz e Comissão para a Cultura, Educação e Comunicação Social. Durante apresentação dos relatórios houve interação da assembleia com perguntas e explicações.

O presidente da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, dom José Luiz Bertanha, bispo de Registro, apresentou relatório sobre o Projeto Missionário Sul 1/Norte 1, auxiliado pelo diácono Domingues, secretário administrativo do Sul 1, que falou sobre a manutenção do Projeto. Dom José Luiz e diácono Domingues esclareceram várias dúvidas, tanto na questão de ação missionária, como na financeira. Falaram da necessidade da implantação dos convênios entre o Regional e as dioceses que enviaram missionários para a Amazônia.

O presidente da Comissão falou também da carta enviada pelo bispo diocesano de Pemba, Moçambique, o brasileiro dom Luiz Fernando Lisboa, cp, na qual pede ajuda ao Regional Sul 1 para o envio de missionários (padres, diáconos, religiosos, leigos), apoio para manutenção das paróquias e cooperação missionária para assumir paróquias da diocese de Pemba, que conta com pequeno número de presbíteros para atender a grande dimensão da diocese. Dom Airton, presidente do Regional acolheu proposta de criar um projeto com a diocese de Pemba, que será apresentada e estudada na reunião reservada dos bispos.

Com a colaboração de Diácono José Carlos Pascoal | Fotos: Ana Lúcia Zombardi

 

 

 

 

 

 

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.