Notícias

Bispo Diocesano de Amparo ministra tarde de estudo sobre o Documento 100 da CNBB

DSCF5382
Dom Pedro Carlos Cipollini ministrou a tarde de estudo que aconteceu no Centro de Convenções em Serra Negra

No último domingo, 01 de março, dom Pedro Carlos Cipollini, Bispo Diocesano de Amparo ministrou uma tarde formativa sobre o Documento 100 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – “Comunidade de Comunidades, uma nova paróquia”. O encontro, que aconteceu no Centro de Convenções em Serra Negra, reuniu todo o presbitério da diocese, seminaristas e fieis de todas as paróquias. Mais de 700 pessoas participaram do evento. A acolhida foi feita pelo coordenador de pastoral, padre Carlos Panassolo.

Dom Pedro trouxe de forma prática as orientações do Documento, que propõe uma reflexão e ações práticas para uma conversão pastoral da paróquia, trazendo uma análise da realidade paroquial, reflexão histórica e teológica sobre a paróquia, além de pistas de ações que tratam da acolhida e vida fraterna, iniciação à vida cristã, leitura orante da palavra, liturgia e espiritualidade; incluindo o funcionamento da paróquia, seus conselhos, organização e manutenção.

A conversão das paróquias em Igreja de saída, partindo da passividade para a atividade é um apelo do papa Francisco que, na exortação apostólica Evangeli Gaudium pede uma Igreja missionária, “em Saída”, e que exerça a caridade. “Estamos dando passos para irmos ao encontro dos mais necessitados, levando Jesus até as pessoas e não apenas esperando que elas venham até nós”, disse o bispo.

No final do encontro os sacerdotes foram chamados para se apresentarem ao povo, seguidos pelos seminaristas. Dom Pedro pediu a oração pelas vocações e disse que a mudança na forma de ser igreja só pode ser atingida com a união do clero e do povo. “Juntos vamos construir uma Igreja que acolha e ampare os mais necessitados”, disse.

DSCF5427
Mais de 700 pessoas participaram do evento

John Torres, Mtb 64291/SP, coordenador diocesano da Pascom

 

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.