Notícias

Bispo da Diocese de Lorena orienta os fiéis sobre eleições municipais

dom_muller
Foto: Canção Nova

O bispo diocesano de Lorena (SP), dom João Inácio Müller (foto) publicou uma carta com orientações para as comunidades católicas sobre as eleições 2016. O documento foi divulgado recentemente no site da Diocese. Leia na íntegra:

ORIENTAÇÕES PASTORAIS DA DIOCESE DE LORENA PARA AS ELEIÇÕES 2016

A Diocese de Lorena, por seu Bispo Diocesano, Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom João Inácio Müller, em plena comunhão com as Orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil acerca das eleições 2016, fruto da Assembleia Geral da Conferência realizada em abril do corrente ano, determina as seguintes orientações normativas para a participação dos cristãos católicos desta parcela do Povo de Deus nas eleições municipais de 2016:

1) A participação nas eleições municipais, seja como candidato seja como eleitor, deve ser vivida como expressão de testemunho da caridade fraterna e de responsabilidade pelo bem comum, pelo que esperamos ver mantido o espírito de comunhão e respeito de um pelo outro, durante todo o período eleitoral.

2) Como a Igreja, em respeito à liberdade de consciência de cada um, não faz política partidária nem assume candidatura, fica proibido o uso do espaço e dos momentos litúrgicos para qualquer tipo de promoção de candidato.

3) Os padres e diáconos, os religiosos e religiosas, os membros e fundadores de novas comunidades, os coordenadores e agentes de pastoral diocesanos e paroquiais, não podem fazer parte de material de propaganda eleitoral de qualquer espécie, seja fotografias, panfletos, “santinhos” de candidatos, declarações em áudio ou vídeo, etc.

4) Fica derrogado o decreto nº 03/2011, em seu item 5, mantidos os demais, sendo que, doravante, os cristãos católicos candidatos a qualquer cargo e que exercem ministérios de qualquer natureza nas paróquias e comunidades da Diocese de Lorena, não precisam mais se afastar do respectivos ministérios por conta de candidatura. Podem continuar a exercer os ministérios. Ficam apenas advertidos de que o exercício do ministério sagrado não deve ser forma de usurpação da consciência do eleitor.

As orientações da CNBB podem ser encontradas no site da Conferência e, também, estarão disponíveis no site da Diocese de Lorena.

Que Nossa Senhora da Piedade, padroeira da Diocese de Lorena, interceda por todos nós neste momento difícil da política brasileira, mas que exige do cristão uma postura de fé e de comprometimento com o bem comum.

Lorena, 15 de julho de 2016.

DOM JOÃO INÁCIO MÜLLER
Bispo Diocesano

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.