Notícias

Belém capital Eucarística

CEN2016-15-08-16-1024x675

Nesta segunda-feira, 15, ocorreu a abertura do XVII Congresso Eucarístico Nacional-CEN2016, no estádio do Mangueirão, em Belém. A cerimônia contou com participação de padres, vigários, diáconos e bispos e fieis de diferentes Estados do Brasil, além da presença de autoridade civis e eclesiásticas

A Missa de abertura do CEN2016 foi celebrada pelo cardeal Dom Claudio Hummes, nomeado Legado Pontifício pelo Papa Francisco para este evento. Durante a homilia, o Cardeal exortou aos cristãos presentes a prática da caridade diária aos mais necessitados para sermos reconhecidos como verdadeiros discípulos de Cristo.

Dom Claudio Hummes ressaltou que a Eucaristia é a fonte e o ápice de toda a evangelização porque toda missão e atividade da Igreja são conduzidas a Eucaristia. A região amazônica é o maior desafio missionário e o Papa Paulo VI já dizia que o Cristo aponta para a Amazônia. Mais uma vez o Legado Pontifício exorta para que se reparta o pão material e espiritual com os povos da Amazônia para se reconhecer o Cristo. Por fim, o cardeal Hummes pediu uma Igreja corajosa fortificada pela Eucaristia e um decisivo empenho missionário pela Amazônia.

Até o próximo domingo, (21), Belém é a capital da Eucaristia reunindo a população da cidade com peregrinos de vários Estados do país em unidade para celebrar o amor de Cristo no Santíssimo Sacramento. Ao final da cerimônia, Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, convocou todos os cristãos para viver tudo o que foi preparado até o momento. O país está com olhos voltados para a Amazônia e temos que mostrar que não somos apenas uma terra missionária, mas que possuímos muito a oferecer com a riqueza cristã do nosso povo. “Queremos que o Brasil veja com um olhar bonito e positivo para a nossa região”, concluiu o arcebispo.

Maria Virginia Ferreira Filho, 50 anos, da Diocese de Paracatu – Minas Gerais, não continha a felicidade de participar pela primeira vez de um Congresso Eucarístico. “Viemos de caravana de Minas Gerais com 25 pessoas e estamos sonhando com esse dia desde quando fizemos nossa inscrição em novembro do ano passado. Estamos encantadas e apaixonadas por tudo o que estamos vivendo e admiradas com a linda providência de Jesus”.

A realização do Congresso Eucarístico acontece a partir do SIM dado por todos unidos pelo amor de Jesus para servir ao próximo. Eduardo Oliveira Lima, 51 anos, é uma das pessoas que escolheram servir por amor a Deus. Guarda de Nossa Senhora de Nazaré há 11 anos, ele resume o momento em fé e emoção e louva a Deus e a Virgem Maria por participar de um momento tão importante da Igreja. “Vou trabalhar todos os dias junto com mais de 300 guardas de Nossa Senhora Nazaré”, completou Eduardo.

Heloisa Lopes, 19 anos, participante do grupo de Coroinhas da Paróquia São Domingos de Gusmão, no bairro da Terra firme, se alegra em sediar um Congresso em Belém e acredita que o evento é uma forma de resgatar muitos jovens que recentemente acordaram para a Igreja. Ela e mais de 75 jovens da Paróquia foram viver esse momento e esperam partilhar em breve com as outras pessoas por meio da misericórdia e a penitência.

O CEN2016 ocorre até o próximo domingo, dia 21, com celebrações eucarísticas diárias em vários ritos, procissões com Jesus Eucarístico, jornadas pastorais e outras atividades.

Fonte: Site oficial Cen2016.

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.