
Nos dias 10,11 e 12 de Abril, na Diocese de Campo Limpo, município de Embu das Artes (SP), ocorreu a Assembleia Estadual da Pastoral Carcerária do Regional Sul 1 da CNBB. Estiveram presentes coordenadores e representantes da PCr em 27 dioceses do Regional SUL1 da CNBB. O número total de participantes foi de 113 pessoas.
Além de realizar avaliação dos trabalhos da Pastoral Carcerária em todo estado, mediante apresentação de relatórios trazidos pelas sub-regiões pastorais e exposições realizadas em plenária foram tratados e debatidos temas relacionados ao cárcere: Trabalho com egressos e familiares, Luta contra a Revista Vexatória, Questão da Mulher presa e propostas para o fim do encarceramento em massa que afeta invariavelmente a parcela pobre, jovem negra e periférica de nossa sociedade.

O momento central da Assembleia foi a eleição da nova coordenação Estadual da PCr-SP/CNBB-SUL. Após se reunirem separadamente para consultar suas respectivas dioceses, os 8 Sub-regiões, de maneira unânime, indicaram Deyvid T. Livrini Luiz, da Arquidiocese de São Paulo, Região Episcopal Belém, para permanecer na função de Coordenador Estadual da PCr-SP/CNBB-SUL1. Após aceitar a indicação Deyvid solicitou aprovação da Assembleia, conforme ordena o Regimento Interno da PCr para manter a atual equipe, que com ele compõem a coordenação: Dra. Antônia Alexandrina da Diocese de Mogi das Cruzes como Vice Coordenadora Estadual e Sr. Adolfo Oliosi, da Diocese de São Miguel Paulista como Secretário Executivo Estadual. A Assembleia aprovou tal solicitação. Registre-se ainda que, com aprovação da Assembleia, padre Emerson Andrade de Lima, da Diocese de São Miguel Paulista, foi nomeado Assessor Espiritual da Pastoral Carcerária no Estado de São Paulo.
Em Novembro de 2015, no dia 14, ocorrerá em São Paulo o tradicional encontro estadual das Coordenações Diocesanas e Sub-Regionais da PCr para avaliação dos trabalhos do ano. Definiu-se também que de 01 a 03 de abril de 2016, na Diocese de São José dos Campos, ocorrerá a próxima Assembleia Estadual da Pastoral Carcerária de São Paulo.
Pastoral Carcerária – A Pastoral Carcerária é ligada a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), vinculada à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz que trabalha para levar o Evangelho de Jesus Cristo às pessoas privadas de liberdade e zelar para que os direitos humanos e dignidade humana sejam garantidos no sistema prisional. Através da ação de voluntários, a Pastoral Carcerária realiza visita a todas as dependências prisionais: celas em geral, inclusão, celas de castigo, seguro, enfermaria. Diálogo com a sociedade a fim de promover uma consciência coletiva comprometida com a vida e a dignidade da pessoa humana. A Pastoral mantém contatos e relações de trabalho e parceria com organismos dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, como também ONG’s locais, nacionais e internacionais.


