Notícias

Arquidiocese lança seu novo site

site da arquidiocese de são paulo

Portal arquisp.org.br entrou no ar em fase experimental no domingo, 10, e integra os sites das seis regiões episcopais

No domingo, 10, entrou no ar uma versão experimental do novo portal da Arquidiocese de São Paulo na internet. A grande novidade da nova plataforma é a integração dos sites das seis regiões episcopais num único espaço – possibilitando o intercâmbio de conteúdos e informações noticiosas e institucionais. O endereço do novo portal também mudou para “arquisp.org.br”.

Coordenado pelo Vicariato Episcopal para a Pastoral da Comunicação, o projeto do novo portal levou três anos para ser finalizado. “A estrutura é muito grande e todos os detalhes foram discutidos exaustivamente para que o resultado contemplasse a necessidade de todas as regiões”, explicou o coordenador do projeto, Rafael Alberto.

“Ao entrar no portal, logo se percebe que realmente é o ambiente da Arquidiocese de São Paulo, encontrando aquilo que faz parte da vida de nossas comunidades, organizações pastorais, das relações internas de nossa Igreja em São Paulo”, afirmou o arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, recordando o Papa Bento XVI, que observou que mais do que um meio de comunicação, a internet é um ambiente no qual as pessoas se encontram, se comunicam, se relacionam e também vivem a sua fé.

A Igreja em uma realidade complexa como a de São Paulo precisa utilizar todos os meios possíveis para cumprir o desafio de ser testemunha de Jesus Cristo na cidade, como propõe o 11º Plano Arquidiocesano de Pastoral. “A unidade é um elemento essencial no nosso trabalho pastoral. Nada melhor do que termos um canal comum de comunicação, diálogo e troca de experiências”, ressaltou o coordenador de pastoral da Arquidiocese, Padre Tarcísio Mesquita.

O portal trará um ambiente de interação para os organismos pastorais da Arquidiocese. Cada pastoral, movimento, nova comunidade e associação terá uma página institucional com informações básicas sobra a sua missão e as ações que executa no território da Arquidiocese. Será possível, ainda, que as coordenações dessas expressões eclesiais compartilhem nesses espaços notícias de suas atividades.

O portal foi desenvolvido pela Divisão de Tecnologia da Informação da PUC-SP (DTI). “Foi um projeto muito longo e completo, quase dois anos de trabalho intenso que envolveu 15 pessoas diretamente no projeto”, disse o professor Victor Emannuel Vicente, diretor da DTI.

Quem acessar o novo portal vai encontrar, além das notícias da vida da Arquidiocese e da Igreja no Brasil e no mundo, também serviços novos, como a busca de paróquias e de clero, com informações de endereços e horários dos sacramentos. “Para isso, foi desenvolvido um banco de dados robusto, com muitas conexões entre si”, explica o professor Victor.

As conexões do banco de dados tornam possível, por exemplo, que os internautas acessem na nova seção “Santo do Dia” não somente as histórias e orações dos santos celebrados naquela determinada data, mas também as paróquias, capelas e comunidades que tenham esses santos como padroeiros.

É possível, ainda, pesquisar missas por horários, localização e idioma. “No futuro, pretendemos criar um aplicativo para smartphones, a partir do banco de dados do portal, que vai possibilitar que as pessoas encontrem informações de missas por meio de geolocalização”, adiantou o professor Victor.

Houve também uma preocupação em desenvolver um visual gráfico e funcional do portal que mantivesse a identidade da Arquidiocese. Uma das novidades, que em breve estará disponível, é o design responsivo, isto é, a visualização do portal se adaptará aos formatos e tamanhos de telas dos diferentes dispositivos eletrônicos – computadores, notebooks, tabletes e celulares. Também há um menu fixo superior permite que todas as páginas seja possível acessar com rapidez qualquer área do portal.

“Convido todos para entrar neste ambiente de comunicação, participar da vida da nossa Igreja em São Paulo e, de alguma maneira, contribuir também com sua parte”, motiva o Cardeal Scherer.

Especial para O SÃO PAULO, Fernando Geronazzo

 

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.