Arquidioceses e Dioceses Destaques

Arquidiocese de Ribeirão Preto inaugura Comunidade Eclesial Missionária

A criação desta comunidade é um dos gestos concretos do Mês Missionário Extraordinário e está em sintonia com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023)

Um dos maiores bairros planejados do Brasil fica na zona norte de Ribeirão Preto (SP) e conta com 6.991 moradias e 761 lotes de comércios e serviços. O empreendimento Vida Nova Ribeirão (Jardim Cristo Redentor) foi entregue em julho deste ano e têm uma população estimada em 30 mil moradores. O bairro foi construído no entorno da Rodovia Alexandre Balbo – Anel Viário Contorno Norte, Km 332,5, antiga área da Usina Galo Bravo, uma região da cidade em expansão e que ainda receberá outros empreendimentos habitacionais e retrata fortemente a vida na cultura urbana.

No domingo, 20 de outubro, Dia Mundial das Missões, o arcebispo Dom Moacir Silva presidiu a Missa campal de inauguração da “Comunidade Eclesial Missionária”, no Bairro Vida Nova Ribeirão, às 16 horas, com a presença numerosa de padres, diáconos, seminaristas, autoridades, e grande número de fiéis. O cuidado pastoral desta comunidade eclesial missionária foi delegado ao padre Gabriel Balan Leme e ao diácono transitório Luís Felipe Rodrigues da Silva, e está em sintonia com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023), Documento 109 da CNBB, que motiva a evangelização a partir da imagem da casa, da igreja em saída, em estado permanente de missão, e propõe a criação de comunidades eclesiais missionárias. A criação da comunidade marca o gesto concreto arquidiocesano do Mês Extraordinário Missionário (MME). A missa de inauguração da comunidade mobilizou diversas paróquias próximas e de outros bairros que se organizaram em mutirão para a montagem do espaço com o empréstimo de cadeiras, tenda, objetos litúrgicos, som, equipes de música e infraestrutura.

O arcebispo Dom Moacir Silva, na introdução da homilia, ressaltou a importância da criação da comunidade eclesial missionária. “Hoje é um dia histórico para nossa Igreja Particular de Ribeirão Preto em comunhão com a Igreja presente no mundo inteiro neste Dia Mundial das Missões. A criação e inauguração desta comunidade eclesial missionária é um marco que fica para nossa arquidiocese do Mês Missionário Extraordinário convocado pelo Papa Francisco e que estamos vivendo nestes dias. Não temos ainda a casa da Igreja, mas temos a Igreja viva aqui, temos a Igreja nas casas, recordando bem as comunidades primitivas, estando muito atento ao que as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023), a Igreja nas casas é o que acontece e vai continuar acontecendo aqui e vai se desenvolver a partir de hoje ainda mais para construir a Igreja nas casas até que lá mais adiante a gente possa ter a casa da Igreja”, disse o arcebispo.

Comunidade Eclesial Missionária: A criação da Comunidade Eclesial Missionária – Vida Nova Ribeirão, zona norte, da cidade de Ribeirão Preto, foi aprovada na reunião do Conselho Presbiteral, em 3 de setembro, e comunicada ao clero na Reunião Geral do Clero, nos dias 18 e 19 de setembro. Em sintonia com o Mês Missionário Extraordinário (MME) assumimos com ardor e testemunho missionário o lema: “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”.

Com informações da Assessoria Arquidiocesana de Imprensa

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.