DSC03861
A abertura do Congresso aconteceu no dia 14 de setembro, pelo Arcebispo Dom Mauricio Grotto de Camargo, no Colégio Santa Marcelina, em Botucatu (SP).

A Arquidiocese de Botucatu realizou no dia 14 de setembro, o encontro de abertura do I Congresso Arquidiocesano de Leigos. O evento foi realizado no Auditório do Colégio Santa Marcelina, em Botucatu (SP).
O congresso tem como finalidade promover a comunhão, formação e conscientização do Laicato. O encontro contou com o apoio e a presidência do Arcebispo Dom Maurício Grotto de Camargo, da assessoria do padre Ivonil Parraz e da participação de 180 leigos representantes de diversas paróquias, pastorais e movimentos da Arquidiocese Santana Botucatu.
O Congresso Arquidiocesano de Leigos vem sendo organizado pelo Conselho Arquidiocesano de Leigos em comunhão com diversos movimentos e pastorais da Arquidiocese, com encontros preparatórios desde 2012 , através dos 3  Fóruns das Pastorais Sociais ,1  encontro de reflexão com agentes políticos , 1 encontro de reflexão do documento de estudo – Comunidade de Comunidades – uma Nova Paróquia – e 1 encontro de reflexão da  Associação de Famílias e da  Reforma Política com a realização do abaixo assinado sobre a mesma na Arquidiocese.
Neste encontro de Abertura do I Congresso foi trabalhado o documento de estudo 107 da CNBB – CRISTÃOS LEIGOS E LEIGAS NA IGREJA E NA SOCIEDADE – o qual foi elaborado por padre Ivonil Parraz  uma síntese através de uma cartilha, para facilitar a reflexão e posterior contribuição para o documento, através de grupos de partilha e plenária de maneira bastante participativa do laicato. Nesta oportunidade foram distribuídas 3000 cartilhas para que sejas feita a reflexão nas paróquias e  comunidades.
“Com este momento de partilha e participação estaremos ampliando e valorizando o processo amplo de reflexão sobre a realidade laical no Brasil, iniciado com o Concilio Vaticano II. O Congresso Arquidiocesano de Leigos continuará durante o ano de 2015, com a reflexão sobre Família e Sociedade no 1º semestre e no 2º semestre teremos a reflexão sobre Caridade   e Ação  Sócio Política”, ressaltaram os organizadores.
O Encontro de encerramento do Congresso acontecerá na celebração de Cristo Rei – 2015.