Notícias

Análise de conjuntura e Episcopo.Net são apresentados ao Conselho Permanente da CNBB

consep_reduzida
Regional Sul 1 participa do Conser. Em destaque na foto, o cardeal Odilo, presidente do episcopado paulista

O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) encontra-se reunido, em Brasília. A reunião teve início hoje, 11, pela manhã, e prosseguirá até quinta-feira, 13, ao meio-dia. Fazem parte do Conselho Permanente a presidência da CNBB, os presidentes das comissões episcopais e dos regionais da Conferência. Também participam da reunião assessores e representantes dos organismos e pastorais vinculados à instituição.

Entre os assuntos que serão discutidos na reunião estão: plataforma de comunicação para os bispos, análise de conjuntura, 52ª Assembleia Geral, Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja, Sínodo Extraordinário sobre a Família, entre outros.

Episcopo.net

O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, padre Clóvis Andrade, apresentou hoje, pela manhã, ao Conselho Permanente, a plataforma de comunicação para os bispos da Igreja na América Latina e Caribe. Trata-se de uma iniciativa do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), com o objetivo de favorecer a comunicação entre os bispos, o Celam e os departamentos espalhados pelo continente. O Episcopo.Net oferece salas virtuais de videoconferências para 22 conexões simultâneas; auditório virtual para 500 conexões; contas de e-mail com certificado de segurança e criptografia; cursos, relatórios, redes etc. Informações com padre Clóvis Andrade pelo e-mail: [email protected] ou [email protected]

Análise de Conjuntura e Política

Também foi apresentada aos bispos do Conselho Permanente uma análise de conjuntura sobre os principais acontecimentos internacionais e nacionais. A apresentação ficou a cargo do secretário executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), Pedro Gontijo. Entre os fatos abordados estão: a situação da Ucrânia, as dificuldades do continente africano, a crise na Venezuela e na Argentina, as eleições 2014, questão indígena, entre outros. A análise de conjuntura, que estará disponível no site da CNBB, é preparada por uma equipe de assessores e apresentada aos bispos para um momento de reflexão e debate sobre a realidade.

Notícias do Congresso

Os bispos do Conselho Permanente também tomaram conhecimento sobre o que está em pauta no Congresso Nacional. Na explanação feita pelo assessor da CNBB, padre Geraldo Martins, foram apontados: o tributo sobre remédios, enfraquecimento da Fundação Nacional do Índio, legalização da maconha, redução da maioridade penal. São assuntos em discussão no Congresso que foram expostos ao Conselho Permanente da CNBB.

Fonte: Site da CNBB. crédito das fotos: Site da CNBB

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.