Sub-Regiões

Agentes da Pascom da Sub-região Sorocaba se reúnem para formação

6Encontro-Pascom_FotoWilliam_Furtado (1)
Agentes da Pascom (Pastoral da Comunicação)
posam para foto oficial

Com o tema “A Pastoral da Comunicação à luz do novo Diretório Nacional de Comunicação da Igreja no Brasil”, a Pastoral da Comunicação da Sub-região de Sorocaba, composta pelas Dioceses de Itapetininga, Sorocaba, Itapeva, Jundiaí e Registro, promoveu neste último domingo, dia 14, o seu 6º Encontro Regional de Comunicação.

Participaram deste encontro 55 agentes, entre Leigos, Padres e Seminaristas, que vieram das Dioceses de Sorocaba, Itapetininga e Itapeva. O encontro contou com a presença do Bispo Referencial para a Comunicação, Dom José Moreira, Dom Eduardo Bênes de Sales Rodrigues, Arcebispo de Sorocaba, o coordenador da Pascom da Arquidiocese, Diácono José da Cruz e o coordenador da Sub-região e membro da equipe estadual de coordenação, Pe. André Luiz Garcia (Diocese de Itapetininga), que na abertura do encontro acolheu a todos os participantes, especialmente a Ir. Helena Corazza, que veio especialmente para assessorar este encontro formativo.

Ir. Helena foi uma das redatoras do novo diretório e que trabalhou arduamente com outras dezenas de especialistas para confecção deste documento que levou 13 anos, entre estudos e reflexões, até sua aprovação pela CNBB.  A Irmã motivou os presentes a não desanimarem diante deste grande desafio da Igreja que precisa e conta com comunicadores e agentes da Pascom para serem sua porta-voz, para transmitir a mensagem de Jesus e as boas notícias da Igreja, tornando-a presente em todos os meios de comunicação que, hoje propiciam esta “cultura do encontro” que o Papa Francisco tanto tem falado, pois a comunicação, tão essencial para sociedade, gera encontro, comunhão, conecta as pessoas e, os agentes da Pascom devem ser promotores disso.

Outro ponto destacado pela Irmã foi sobre a comunicação em rede, que se utiliza das ferramentas que as paróquias tem para comunicar (informativos, mural, rádio, web rádio, web tv, site, facebook, etc…), para formar uma grande rede de comunicação, não só com os agentes da Pascom mas também envolver os agentes de outras pastorais que também precisam comunicar seus trabalhos e ações, e desta feita, movimentar toda a Paróquia com ações que tornem conhecida, dentro e fora, todas as atividades paroquiais e diocesanas.

Sobre a comunicação em rede, Ir. Helena motivou os agentes a refletirem a temática a partir de suas realidades, onde foram divididos em grupos para refletirem, partilharem experiências e depois, os resultados dos grupos foram apresentados em plenária.

A Pastoral do Surdo também se fez presente, pois apesar de suas limitações se comunicam por meio da linguagem de libras, onde seus intérpretes propiciaram que o surdo Jorge participasse do encontro e também fizeram uma apresentação aos presentes sobre os sinais de Libras, conduzido pela coordenadora da Pastoral, Maria Ângela.

Para a coordenadora da Pastoral do Surdo, participar do encontro de comunicação foi uma grande oportunidade. Emocionada, Maria Ângela conta que “ao ver os encontristas fazendo os sinais de Espírito Santo, Deus, Jesus, Santíssima Trindade, Maria, o sinal da Comunicação e unidos com o sinal da união em Libras, entendemos o que o Verbo Divino espera de cada um de nós”.

O encontro encerrou-se com a celebração da Santa Missa presidida por Dom José Moreira e concelebrada pelo Pe. André Luiz Garcia, com auxílio dos Diáconos José da Cruz e Sartorello.

De Sorocaba, padre André Luiz Garcia.

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.