Artigos

Advento – Renovar a esperança

Irmãos e Irmãs!

Com o Advento, começamos um novo Ano Litúrgico. Mais que sucessão dos dias – ano cronológico, é um ano de Deus, ou seja, um ano não restrito à temporalidade, mas um sinal vivo da eternidade, uma aliança que carrega a sua presença de forma velada, porém real, e com a esperança de que o amor de Cristo nos impulsiona, enche nossos corações de alegria e nos envia pelas estradas do mundo a evangelizar.

O evangelista do ano que temos a graça de iniciar é Lucas, que identifica Jesus desde a Galileia até Jerusalém, reunindo homens e mulheres, tornando-os discípulos e discípulas que com ele vão percorrendo o caminho comprometendo-se com uma nova história. Um evangelista que salienta a misericórdia de Jesus com os pecadores, com os que se arrependem, renunciam a si mesmos e, decididos se desfazem de tudo para segui-lo. Evangelista da ternura para com os humildes e os pobres, enquanto os orgulhosos e os ricos aproveitadores são severamente tratados, que ressalta a necessidade da oração com o exemplo dado por ele mesmo, que valoriza as mulheres,o diálogo amoroso com o Pai, a fidelidade ao Espírito, a palavra e o pão partilhados, enfim, a alegria e o serviço.

Com a mística própria do Advento, somos chamados à revisão e à busca do que realmente conta. Vivendo ainda os impactos da pandemia do coronavírus, almejamos uma nova era, denominada de “novo normal”, o que esperamos não represente uma volta ao que éramos antes, mas melhores, livres do egoísmo, da indiferença e da mesquinhez. Nós, que fomos postos à prova e experimentamos o medo, o sofrimento e a morte de muitos entes queridos e de tantos irmãos e irmãs, somos agora conclamados a olhar para o futuro, que queremos seja mais humano, fraterno e solidário. Não podemos mais ser os mesmos.

Cristo, que vive entre nós, é sempre o ponto de partida. Com ele somos convidados a recomeçar, não apenas nós, cristãos, mas toda a humanidade e a criação inteira, em clima de Advento, de ansiosa espera. Aguardamos a manifestação cada vez mais visível do Reino de Deus em que “justiça e paz se abracem”, todos os povos e culturas desabrochem felizes e reconciliados e toda “a terra se abra ao amor”.

Em comunhão com o Papa Francisco e com toda a Igreja na vivência da sinodalidade – no caminhar juntos, na escuta do Espírito e no discernir os sinais dos tempos, voltemos nosso olhar a Virgem do Advento. Ela nos guie para o Deus que veio, que vem e que virá. Com ela aprendamos a manter viva nossa esperança.

Dom Sérgio Aparecido Colombo, Bispo Diocesano de Bragança Paulista

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.