
.
Padre Jaime Patias (foto), secretário nacional da Pontifícia União Missionária, conduziu os primeiros trabalhos do 2º Congresso Missionário Estadual de Seminaristas que segue até o domingo. “No coração do presbítero deve estar a missão”, ressalta o assessor.
.
De ontem, dia 29, até o próximo domingo, dia 3 de julho, a diocese de Guarulhos (SP) sedia o 2º Congresso Missionário Estadual de Seminaristas – Regional Sul 1 (São Paulo) da CNBB. Futuros padres de 28 dioceses participam do encontro que tem como tema “Formação Presbiteral para uma Igreja em saída”.
.
O primeiro dia do evento foi assessorado pelo padre Jaime Patias, secretário nacional da Pontifícia União Missionária, que motivou os seminaristas sobre a dimensão comunitária da formação presbiteral para que a Igreja responda ao apelo do Papa Francisco de estrutura em saída.
.
“No coração do presbítero deve estar a missão”, explicou o assessor ao dizer que a animação pastoral, a nova evangelização e a missão universal são os três conceitos necessários para que os futuros presbíteros tenham uma formação missionária.
.
Tendo como fundamento o chamado missionário de Cristo, Patias ainda ressaltou a importância da dimensão comunitária no seminário e na pastoral: “somente a profunda experiência de comunidade poderá formar o presbítero segundo o modelo deixado por Jesus”.
.
Por ocasião do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, durante a celebração da missa, no Santuário Nossa Senhora do Bonsucesso, aconteceu a passagem pela Porta Santa.
.
A programação desta quinta-feira conta com as palestras do padre salesiano Antônio Ramos do Prado, assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, e do padre Leonardo Lucian Dall Osto, do clero de Caxias do Sul (RS).
.
Organizado pelo Conselho Missionário de Seminaristas do Estado de São Paulo (COMISE Regional Sul 1), o Congresso reúne 115 participantes.
Adicionar Comentário