Notícias

“À pescas maiores, convoco teus braços” foi tema da Assembleia do Conselho de Leigos

09.11.13 - AGO Araras 045A Assembléia Geral Ordinária do Conselho Nacional do Laicato do Brasil – Regional Sul 1, e sua opção pela  Juventude – com participação ampliada, foi realizada de 8 a 10 de novembro, em Araras, (SP0 e teve como tema “À pescas maiores, convoco teus braços”, que animou durante os três dias, os leigos e o grande número de jovens que dela participaram.

Esta animação teve início, já no dia 8, a partir das 21h, com o bem produzido e apresentado programa “Roda de Conversa”, uma inovação que trouxe a riqueza de conhecimentos da Marcia Signorelli, do Daniel Monteiro e do Joílson Toledo, que estiveram no centro da Roda de Conversa, e com muito domínio do assunto em pauta: “Qual o lugar da juventude na igreja e no mundo?”, já deixaram a expectativa de que a AGO seria diferenciada, alegre, participativa e com o jeito leigo/a de ser.

E a expectativa foi se confirmando quando no dia 9, com assessoria do Irmão Marista – Joilsom de Souza Toledo, que é da Comissão Nacional de Assessoria da Pastoral da Juventude, através do seu “Todo ponto de vista é uma vista de um ponto”, onde através de um caminho metodológico, colocou questões incisivas para os leigos/as e jovens; como a – de que lugar olhamos a juventude?, qual o modelo de igreja das juventudes?, qual o horizonte do CNLB-SUL 1?, o reconhecimento de familiaridades: somos netos da Ação Católica e filhos das CEBs; como o CNLB-SUL 1 de despe da visão adultocêntrica? Os jovens conseguem se reconhecer como leigo/a, por que? Enfim. Um mundo de conteúdo e informação – depois foramavam-se os grupos de trabalho a cada bloco de assuntos, tudo bem dimensionado com música, vídeos, brincadeiras e interação. No dia 9 a noite, teve o momento cultural com música, poesias, sorteio de brindes e muita alegria.

O dia 10, teve início co a celebração eucarística – todos os dias a equipe de liturgia fez os momentos de oração no ínício e fim dos trabalhos, após café da manhã, seguida novamente do assessor Joilson que conduziu e deu encaminhamento às propostas e conclusão dos trabalhos em grupo. Informes da presidência e de comissões, bem como o anúncio de que a próxima AGO, será em fevereiro 2014, na cidade de Presidente Prudente/SP. Mas o sucesso da AGO também se deu através de outros segmentos como a acolhida da Casa de Emaús, desde a direção e cozinha, das cantoras que animaram os participantes em todos os momentos, da transmissão ao vivo, reportagens, imagens/som produzidos pela Comissão de Comunicação da WEB TV CNLB, e outros momentos que marcaram de forma positiva para os participantes.

Com a certeza de que a AGO proporcionou momentos de riqueza no conhecimento e reflexão para a caminhada, o coordenador do CNLB da sub-região Campinas – Rinaldo Henrique Gachet, assim externou sua opinião: “Foram momentos que me encantaram, renovei as esperanças e, penso que outros também pensam como eu e, é com esta fusão do novo com os que já caminham no CNLB-SUL 1, que continuaremos firmes e fortes, pelo Reino de Deus e no coração do Mundo, fazendo acontecer o protagonismo leigo/a”.

Mais informações sobre a Assembleia e CNLB Clique aqui!

Fonte: Comissão de Comunicação

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.