Seguindo os apelos do Papa Francisco por uma ecologia integral e cuidado da sacralidade da criação, a Diocese de São João da Boa Vista começou articular a implantação da Pastoral da Ecologia diocesana, como resposta à urgência do cuidado da “casa comum”.
A convite da Coordenação Diocesana de Pastoral, no dia 09 de outubro, reuniu-se na Igreja ecológica de São Francisco, no município de Divinolândia, um grupo de leigos ligados às áreas da biologia, engenharia florestal e ambiental, professores, pessoal ligado a projetos socioeducativos.
Na ocasião,  o grupo participou de uma celebração da Palavra de Deus na qual abriu-se oficialmente na Diocese os trabalhos da Pastoral da Ecologia com o objetivo: evangelizar e acompanhar as pessoas e comunidades envolvidas e comprometidas com o Cuidado da Casa Comum; divulgar e refletir  a Encíclica “Laudato Si” e outros documentos do Magistério; suscitar atitudes proativas em relação a defesa da vida no planeta, cuidado dos bens públicos comuns (água, clima, florestas, solos); Viver e testemunhar uma espiritualidade e mística do Cuidado da Criação.
Com essa experiência o coordenador diocesano de pastoral, padre Luís Fernando, acredita que “que é missão da Igreja empenhar-se em fazer ressoar o grito da Criação propondo uma nova forma de relacionamento com a Casa comum, levando como afirma a Laudato Si a uma verdadeira conversão ecológica. E esse foi o primeiro passo nesse sentido, dado em nossa diocese”, concluiu.
Com informações da Diocese de São João da Boa Vista