Notícias

35ª. Assembleia das Igrejas do Regional Sul 1 começa na próxima sexta-feira

aip_2012
Assembleia das Igrejas, evento que acontece anualmente, no Regional, em Itaici, Indaiatuba, SP.

De 18 a 20 de outubro, Bispos, padres, religiosas e leigos de todo o estado de São Paulo estarão reunidos em Indaiatuba, Itaici, SP, para participar da 35ª. Assembleia das Igrejas Particulares do Regional Sul 1 da CNBB.

A «RENOVAÇÃO DA PARÓQUIA» à luz dos Estudos 104 da CNBB «Comunidades de comunidade: uma nova paróquia» e à luz da Mensagem do Papa Francisco por ocasião de sua vinda ao Brasil durante a JMJ é o principal tema da Assembleia.

O cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo e Presidente do Regional Sul 1 da CNBB fará a abertura do evento na capela do Centro de Espiritualidade Inaciana (CEI) – Vila Kostka, Itaici, a partir das 14h, do dia 18/10.

Conforme dom Tarcísio Scaramussa, secretário-geral do Regional, “a reflexão sobre o tema da assembleia terá uma iluminação inicial com uma palestra de Dom Pedro Carlos Cipolini, que é também membro da comissão da CNBB de redação do documento. Em seguida, Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues apresentará cinco experiências de novas formas de comunidades evangelizadoras: SINE (Sistema Integral da Nova Evangelização), Missões Redentoristas, Missões Populares, Células Católicas, Alpha. Depois haverá partilha de outras experiências, em grupos e plenário. E, finalmente, indicação de linhas comuns de ação e de sugestões para a próxima Assembleia Nacional da CNBB, com síntese de Dom Júlio Endi Akamine. Esta metodologia foi pensada para privilegiar na Assembleia a dinâmica de participação de seus integrantes, bispos, padres e leigos”, explica Dom Tarcísio.

Bispos, Padres subsecretários das Sub-regiões de Pastoral, Padres coordenadores de Pastoral, bem como representantes das equipes, Pastorais, Movimentos, Associações e Organismos do Regional, confirmaram presença no evento, além de leigos e leigas representando a delegação de cada diocese.  No total, estão previstos 220 participantes.

O término da assembleia acontecerá no dia (20) às 12h.

Chama-se Assembleia das Igrejas, porque conta com a participação das Dioceses (Igrejas Particulares) do Estado de São Paulo. A característica dessa assembleia é a principal colaboração de leigos representantes das dioceses.

 

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.