Arquidioceses e Dioceses Destaques

Bispo de Santo André visita famílias atingidas pelas fortes chuvas

Prestando solidariedade e acompanhando de perto a situação das paróquias e famílias após as fortes chuvas do último fim de semana, o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, dialogou com Padres e moradores na tarde desta quinta-feira (14/03), nas imediações de três paróquias de São Caetano do Sul e uma de São Bernardo do Campo, na região do ABC.

O bispo diocesano iniciou o percurso pelas igrejas Nossa Senhora da Prosperidade, no Bairro Prosperidade; Sagrado Coração de Jesus, no Bairro São José; e São Caetano, no Bairro Fundação. Entrou nas casas, conversou com moradores, elogiou o trabalho de dezenas de voluntários e destacou a união para reerguer famílias desamparadas em decorrência das enchentes.

Entre um Pai Nosso e uma mensagem de conforto, Dom Pedro demonstrou apoio, ao se referir à ação da Diocese de Santo André em sintonia com paróquias e associações de todos os sete municípios do ABC para arrecadação de doações, a fim de reverter a situação adversa para muitas famílias.

Ele também manifestou pesar pelas vítimas dos alagamentos neste momento de dor e tristeza. Porém, Dom Pedro deixou uma mensagem de esperança para o povo: “A mobilização é importante neste momento. O espírito de cristão nos leva a deixar algumas coisas para trás e salvar as vidas das pessoas. Isto é uma pregação da Igreja na prática”, enfatiza.
Acompanharam a visita de Dom Pedro, os padres Luís Carlos Francisco (Coordenador regional de São Caetano e pároco da Nossa Senhora da Prosperidade), Alexandre Cruz da Silva (pároco da Sagrado Coração de Jesus) e Gilberto Dias Nunes (administrador paroquial da Igreja São Caetano).

“A presença do Dom Pedro se torna emblemática e fundamental, pois as pessoas sentem mais a presença da Igreja neste momento de dificuldade. Nesta caminhada observamos o empenho das comunidades em acolher e ajudar as famílias vítimas das enchentes”, avalia o coordenador regional, pe. Luís. “É um momento que a Igreja se mostra solidária, trazendo não somente apoio por meio das doações, mas também o serviço da caridade, da palavra de conforto e da esperança”, completa.

Com a ação solidária, as três paróquias da cidade tem beneficiado centenas de famílias na cidade – 168 só no Bairro Prosperidade – e nos bairros de São Paulo que fazem divisa com São Caetano, como as Vilas Califórnia, Prudente e Carioca, que foram atingidas em grau maior pela quantidade de chuva no último domingo.
Cestas básicas, kits com roupas e produtos de limpeza eram entregues, principalmente, para as famílias carentes. As paróquias Nossa Senhora da Prosperidade e Sagrado Coração de Jesus também preparam 300 marmitex por dia para serem distribuídas às comunidades mais atingidas e necessitadas de alimentação.

Rudge Ramos – No final da tarde, Dom Pedro ainda visitou a região do Rudge Ramos, em São Bernardo, nas imediações da Paróquia São João Batista.
“Reforço neste momento a prática da caridade. Trago orações e palavras de conforto. Passamos por situações difíceis, mas temos que ter fé para darmos a volta por cima. O povo de Deus é muito solidário”, consola o bispo.

A igreja administrada pelo pároco Pe. Paulo Afonso também deu um exemplo de solidariedade e ajuda ao próximo, ao arrecadar toneladas de alimentos, centenas de roupas e kits de produtos de higiene e limpeza.

“São demonstrações de amor ao próximo que nos fazem acreditar sempre num mundo melhor”, finaliza Dom Pedro.

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.