Por Fernando Altemeyer

As Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s) são o jeito original de toda Igreja ser, foi a fala do Pe. Claudio Menegazzi, da arquidiocese de Campinas, na síntese que fez ao final do dia de estudos em Mogi Mirim, em 27 de julho.

Reunidos na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Mogi Mirim, acolhidos para refletir, cantar, orar e celebrar com as comunidades das cidades e dioceses que compõe a Sub-região Pastoral de Campinas. Cerca de 100 pessoas participaram.

Para assessoria e debates contamos com o apoio do pastoralista e teólogo Pe. José F. Marins, vindo de Botucatu; da leiga doutora em História Maria Cecília Domezi, vinda de Águas de São Pedro, da diocese de Piracicaba; do Pe. Dr. Benedito Ferraro e do Pe. Claudio Menegazzi, de Campinas; além de o professor Dr. Fernando Altemeyer Junior, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Todos ouviram com muita atenção, perguntaram, questionaram, deram depoimentos pessoais, conversaram muito, se abraçaram depois de quase cinco anos sem encontros por conta da pandemia. Foi um reencontro energético. Havia gente dos assentamentos do Sem Terra e até mesmo uma indígena Pankararu. Muito da alegria e do sucesso se deve à equipe de coordenação e em particular os esforços do Alex Pontes Tadeu. Deus os recompense com saúde, graças e bençãos abundantes.

O bispo diocesano de Amparo, Dom Luiz Gonzaga Fechio, participou do encontro.

Prof. Dr. Fernando Altemeyer Júnior, PUC-SP