A Diocese de Araçatuba comemorou no sábado, dia 9, o encerramento das celebrações dos seus 30 anos de criação e de instalação com a Santa Missa de ação de graças na capela do Centro Universitário Unisalesiano, em Araçatuba.

A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Sergio Krzywy, e concelebrada pelos padres da Diocese.

Cerca de 1200 pessoas estiveram na celebração. Em unidade e em um só rebanho guiado por um só pastor, como sugere o lema diocesano, o povo diocesano celebrou e louvou a Deus pela Igreja Particular.

Dom Sergio refletiu acerca das conquistas, desafios e dos agradecimentos que toda a Diocese faz em sua trajetória de três décadas em cada Região pastoral e em cada paróquia. Segundo ele, a formação do clero e do laicato são conquistas que refletem o comprometimento com a evangelização expansiva e qualitativa.

Trazendo a figura do Bom Pastor como referência, Dom Sergio abordou que Jesus sempre caminha com o seu povo. ” Quem está no Espírito tem o gosto da humanidade. Só vivendo no amor conhecemos o Bom Pastor. O bom pastor conhece, dá a sua vida e vai a procura pelas suas ovelhas. Deus procura o seu povo, e mais um guia, ele é o companheiro na viagem. A religião da fé é sempre uma iniciativa Divina . É Um caminho que leva Deus ao homem . Encontramos no Bom Pastor luz e conforto para a celebração dos 30 anos de nossa Diocese”.

A Diocese de Araçatuba pertence à Província Eclesiástica de Botucatu, atende uma população estimada em 502 mil pessoas e faz limite com as dioceses de Marília, Lins, Jales, Votuporanga e Três Lagoas (MS).
Esta Igreja Particular, atualmente, conta com 33 paróquias, distribuídas em 19 cidades: Araçatuba, Andradina, Bento de Abreu, Birigui, Bilac, Brejo Alegre, Coroados, Castilho, Gabriel Monteiro, Guaraçaí, Guararapes, Lavínia, Mirandópolis, Murutinga do Sul, Nova Independência, Piacatu, Rubiácea, Santópolis do Aguapeí e Valparaíso.

Dom Sergio, com 20 anos de Diocese de Araçatuba, é o segundo bispo diocesano. O primeiro bispo da Diocese foi Dom José Carlos Castanho de Almeida (1930-2022), que ficou de 1994 a 2004 como pastor desta Igreja Particular.

Fotos: Divulgação